Movimento Plástico Transforma

Inovações do plástico na agricultura.

Conquistas para o Brasil que se tornaram possíveis com as soluções plásticas para o setor agrícola como o silo bolsa, a estufa, estufa, os sistemas de irrigação, entre outros.

Inovações do plástico na agricultura.

 

Em constante expansão e inovação, o agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil, representando 20% do PIB, 41% do total de exportação e 37% dos empregos gerados no país. E são inúmeros os benefícios que o plástico proporciona ao setor, já que o uso deste material é visto como uma solução inovadora que proporciona ganhos de produtividade, reduz custos de produção e apresenta grande apelo sustentável. Graças ao uso de diferentes soluções plásticas na agricultura, culturas podem se desenvolver em diferentes regiões e condições climáticas. A variedade de material plástico combinada à tecnologia proporciona soluções para sistemas de cobertura, proteção, irrigação, transporte e armazenamento.

Os sistemas de irrigação transformam solos áridos em terras produtivas e eficientes. A infraestrutura de estufa e proteção garante as condições ideais para a cultura em qualquer época do ano, maximizando a produtividade e minimizando a perda. Coberturas, lonas e silos viabilizam a armazenagem de maneira prática a custo acessível, aumentando a vida útil da produção e tornando possível o planejamento do estoque nas entressafras. Conheça algumas soluções de inovação que o plástico proporciona à agricultura:

Uma estufa funciona como um berçário, onde as mudas de plantas podem ser expostas à luz do sol e crescem em condições ideais conforme suas necessidades naturais. É ela que possibilita aos produtores criarem um ambiente apropriado para o melhor desenvolvimento das culturas e um crescimento rápido e saudável da planta, independente das condições externas de altas ou baixas temperaturas e outros fatores.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), estima-se que 72% da água captada no país sejam direcionadas à produção agrícola, em linha com a média de 70% de água utilizada para esse fim em todo o mundo. Apesar desses índices parecerem alarmantes em um cenário de escassez hídrica, o segmento conta com soluções capazes de otimizar o uso da água e conter desperdícios, com iniciativas inovadoras e de alta tecnologia do setor de resinas plásticas.

O Mulching é um filme agrícola de dupla face, à base de polietileno e aditivos especiais para cobertura do solo. Consolidado no cultivo de hortaliças e frutas, o produto controla o crescimento de ervas daninhas, eliminando a necessidade de aplicação de herbicidas, além de manter a umidade e temperatura do solo. Nas culturas de cítricos, por exemplo, o filme pode gerar uma economia de água em até 70%, tornando os processos mais eficientes e sustentáveis.

Tela para proteger do granizo: consiste em um tecido de ráfia feito com polipropileno para cobertura de solo permeável à água e também em coberturas com aditivos anti-UV a fim de reduzir a luminosidade. São essenciais para manter a cultura em condições ideais.

Leves e fáceis de montar, tendas e barracas confeccionadas em PVC reforçado protegem os trabalhadores e equipamentos.

Silo Bolsa é uma inteligente solução em plástico. O túnel flexível para armazenagem (grãos, silagem para alimentação animal, fertilizantes etc.) cria uma atmosfera sem oxigênio que impede o desenvolvimento de pragas e insetos. A instalação é fácil e o investimento é baixo para manter o produto conservado por até 12 meses.

Ensacamento de Frutos feito com não-tecido (TNT) que cobre o fruto no pé, evitando o contato com insetos e contaminação por doenças.

Sacarias ajudam a acondicionar os diversos produtos. A sacaria de café em polipropileno, por exemplo, ficou mais leve, mais resistente e sem odor. A sacaria de batata, confeccionada com multifilamento de polipropileno ganhou qualidade e resistência.

Contentores Flexíveis são as embalagens de alta capacidade que permitem o transporte de farinhas, grãos, açúcar.

Os reservatórios e os sistemas de irrigação em plástico são essenciais para o manejo da água. Ela pode ser estocada em reservatórios cobertos para evitar vazamento e, depois, distribuída nas áreas desejadas com a intensidade controlada.

Cisterna de PE é um reservatório de água de instalação simples e rápida, durável e de fácil limpeza.

O plástico também leva soluções de infraestrutura para regiões isoladas do país como tubos de PVC para poços artesianos, tubos de PEAD para esgoto e reservatórios de água e fossa séptica com tanques rotomoldados em PE.

Reúso e Reciclagem

O material plástico é resistente e tem longa durabilidade. Mesmo assim, ao final do ciclo de vida, o plástico usado na agricultura sempre pode e deve ser reciclado.

Agora você já sabe #plasticotransforma

SILO DE PLÁSTICO E AGRICULTURA

Você já parou para pensar como as inovações plásticas viabilizaram o trabalho no campo?

DE ONDE VEM O PLÁSTICO

Quer descobrir de onde vem o plástico?

PLÁSTICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Você sabe quantas vantagens o plástico traz para a construção civil?