Movimento Plástico Transforma

Inovações do plástico na alimentação

Responsável por 40% do consumo de todo o material plástico produzido no planeta, a grande revolução setor alimentício aconteceu graças à evolução das embalagens plásticas.

Inovações do plástico na alimentação.

 

São as embalagens que viabilizam acondicionamento, transporte, proteção, preservação do alimento e garantem a qualidade dos produtos até o momento do consumo. Com elas, o plástico trouxe vantagens importantes para o setor como:

- proteger contra riscos de contaminação
- prolongar a vida útil dos alimentos
- combater o desperdício de comida
- contribuir para maior segurança alimentar

Oferecendo soluções para cada tipo de produto, o sucesso do uso de material plástico nas embalagens é devido à combinação de qualidades como flexibilidade, resistência, leveza, estabilidade, permeabilidade e facilidade de esterilização.

Convenientes e inovadoras

Os plásticos podem ser tecidos e processados de diversas maneiras: por extrusão, injeção, pultrusão, dentre muitas outras técnicas que possibilitam soluções de embalagens específicas para cada produto e ocasião, como: películas de embalagem para carnes frescas, garrafas para bebidas, azeite, óleos e molhos, caixas de leite, bandejas para carnes e frios, copos de iogurte ou potes conservadores de alimentos.

Conservação de alimentos

Mais tecnologia, design e segurança

O material plástico protege e preserva alimentos perecíveis por mais tempo, sem afetar o sabor e a qualidade do produto. As propriedades do plástico asseguram que o alimento mantenha o seu sabor natural e o valor nutricional, reduzindo o desperdício e o uso de conservantes.

Embalagens plásticas evitam a contaminação e a propagação de germes durante todo o processo de fabricação, distribuição e exibição nas gôndolas de supermercados. E, com embalagens transparentes, o consumidor consegue olhar o alimento sem tocá-lo e sem danificar o produto.

Avanços na tecnologia de preservação

O processo de embalagem a vácuo é uma inovação que impede o contato do alimento com o oxigênio e com microrganismos, prevenindo assim o ressecamento e proporcionando aumento de vida útil do produto.

O plástico também pode apresentar permeabilidade seletiva a algumas substâncias. Por exemplo, a oxigenação garante a característica cor avermelhada da carne, associada a um aspecto “saudável” do alimento. Por isso, filmes de PVC permeáveis ao oxigênio e impermeáveis à água são usados como invólucros em bandejas de plástico (poliestireno expandido, isopor®), tornando o produto visível para o consumidor e protegendo de contaminação.

As embalagens plásticas proporcionam comodidade de manipulação, com formatos variados. Molhos e outros produtos podem ser levados à mesa, mantidos na própria embalagem.

Consumo em Movimento

Embalagens portáteis, seguras e convenientes são o segredo do consumo on-the-go.

Mobilidade é, talvez, o conceito que com mais exatidão descreve as características dos cidadãos modernos. Seja nos fluxos de pessoas nas grandes cidades, no crescente movimento registrado nos aeroportos, no entra-e-sai das reuniões de trabalho ou em inúmeras outras ocasiões, surgem situações de consumo que precisam ser feitas em trânsito. E, com elas, aumenta a demanda por embalagens que permitam que as marcas preferidas acompanhem os consumidores em suas rotinas.

Não são poucas as inovações dirigidas a esse público que busca alternativas para esse consumo - conhecido pela expressão on-the-go, emprestada do inglês. Essas embalagens não são, portanto, a mera miniaturização dos itens regulares. Portabilidade, conveniência e proteção adequadas formam o tripé básico para qualquer nova embalagem que se destine a esse consumo. Soluções em que o material plástico tem muito a contribuir.

Tecnologia de identificação

Hoje em dia, o consumidor exige identificação clara e rotulagem, além de embalagens fáceis de abrir e de usar. Os plásticos trazem essas soluções e muito mais. Num futuro próximo, as embalagens integrarão RFID imprimíveis (Radio-Frequency Identification), chips baseados em polímeros condutores, fornecendo informações sobre origem e especificações dos produtos.

Eletroeletrônicos

Além das embalagens, os materiais plásticos estão presentes em aparelhos indispensáveis na nossa cozinha, garantindo design, leveza e durabilidade. Cafeteiras, batedeiras, torradeiras, liquidificadores, e aparelhos como fornos de micro-ondas e geladeira, tornaram-se mais convenientes e acessíveis com o material plástico. O freezer, por exemplo, é isolado com espuma plástica, e seu interior é feito com plástico durável e fácil de limpar.

Cada vez mais os aparelhos estão aderindo aos componentes plásticos para garantir comodidade e proteção aos seus consumidores.

Veja mais e mais vantagens do uso do material plástico:

- Normalmente as embalagens plásticas não perdem suas propriedades ao serem molhadas.

- O transporte fica mais fácil com a baixa densidade, o material fica mais leve e ocupa menos espaço, além de ser mais resistente a impactos, evitando quebras

- As embalagens plásticas são leves reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases do efeito estufa durante o transporte do produto.

- O plástico é um material durável e pouco suscetível à degradação física e química, portanto, a embalagem plástica pode e deve ser reutilizada e reciclada.

Conheça algumas das principais resinas plásticas e suas aplicações:

Polietileno de Alta densidade (PEAD)

Boa resistência ao calor e a solventes, baixa permeabilidade, boa processabilidade e baixo custo.

Aplicação: caixas, rolhas, tampas e outras embalagens.

Polietileno de baixa densidade (PEBD)

Baixa condutividade elétrica e térmica e resistente à ação de substâncias químicas.

Aplicação: sacos, garrafas e embalagens cartonadas assépticas.

Poli(tereftalato de etileno) (PET)

Alta resistência mecânica, térmica, química, boa resistência ao impacto, boa transparência e impermeabilidade

Aplicação: garrafas para bebidas em geral, frascos para óleo, vinagre, molhos, e outros alimentos

Poliestireno (PS)

Brilhante, transparente e sensível à luz e boa estabilidade térmica.

Aplicação: pratos e copos descartáveis, portas e gavetas de geladeira, componentes de garrafas térmicas e isopor®.

*(PLASTIC EUROPE, 2010)

Agora você já sabe #plasticotransforma

Fontes:
Impactos ambientais Causados pelos plásticos
Cartilha Braskem
http://www.plasticseurope.org/use-of-plastics/medical-health.aspx

MATÉRIA-PRIMA

Quem poderia imaginar que um único tipo de material se transformaria em tantas soluções?

APLICAÇÕES DO PLÁSTICO

Você faz ideia de quantas soluções cada resina plástica traz para a nossa vida?

MITOS E VERDADES

Será que o que você ouve falar por aí contra o plástico é verdade