Movimento Plástico Transforma

BIOPLÁSTICO

Você sabia que o plástico pode ser produzido a partir de fontes renováveis? Sim, isso é possível, eles são conhecidos como bioplásticos ou biopolímeros.

Bioplástico, o plástico de fontes renováveis.

 

De acordo com a definição da European Bioplastics Association, plásticos produzidos a partir de fontes renováveis e/ou plásticos biodegradáveis são classificados como bioplásticos ou biopolímeros.

Entenda a diferença:

Bioplástico = plástico produzido a partir de fonte renovável, como cana-de-açúcar, milho, batata e beterraba.

Plástico Biodegradável = quando se degrada gera água, CO2 e biomassa.

O primeiro bioplástico foi descoberto em 1926 por um pesquisador francês, Maurice Lemoine, a partir de seu trabalho com a bactéria bacillus megaterium. A importância da descoberta de Lemoine foi ignorada por muitas décadas porque, na época, o petróleo era barato e abundante. Em 1970, a crise do petróleo trouxe de volta o interesse na busca de alternativas renováveis. Hoje, com a crescente consciência ambiental, a pesquisa em bioplásticos tem tudo para expandir o mercado. Uma das matérias-primas para produção desse tipo de plástico é a cana-de-açúcar, e o Brasil tem um papel importante neste mercado, por ser o maior produtor do mundo.

O polietileno feito a partir do etanol da cana-de-açúcar possui as mesmas propriedades físicas de químicas do polietileno convencional feito a partir de matéria-prima fóssil. Por isso, não é possível detectar a diferença entre os dois plásticos através de análise visual, já que são iguais em cor, aspecto e textura. E não diferem dos produtos fósseis, com base no que se refere à reciclagem mecânica.

O etanol da cana-de-açúcar passa por um processo de desidratação, formando o eteno que é polimerizado, passando a polietileno. Daí, esse bioplástico vai para as empresas de terceira geração, que vão transformá-lo em produtos plásticos.

Cada quilo de bioplástico produzido via etanol da cana-de-açúcar captura 2,15kg de CO2 da atmosfera, que é fixado na matéria- prima. Pelo fato de não se degradar, o CO2 capturado permanece fixado até o fim do ciclo de vida do bioplástico.

Que tal conhecer agora todos os elos da cadeia produtiva do plástico?

Agora você já sabe #plasticotransforma

TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE RECICLAGEM

Você sabe como é que se faz para reciclar o plástico?

DE ONDE VEM O PLÁSTICO

Quer descobrir de onde vem o plástico?