Movimento Plástico Transforma

FRASCOS DE ALTA QUALIDADE

Processo de produção de embalagens - sopro

 

Os frascos plásticos são os tipos de embalagens mais presentes no nosso cotidiano. Eles embalam diversas categorias de produtos que usamos e isso se deve a sua alta durabilidade, menor consumo de energia e maior facilidade de transporte e processamento. Como viver sem embalagens de sabonetes líquidos, loções, cosméticos e produtos de limpeza em geral? São vários moldes de tamanhos, roscas e tampas utilizadas no dia a dia e a gente nem presta atenção em como são fabricados, não é mesmo?

Processo de produção de embalagens - sopro

 

A empresa Engratech está capacitada para fabricar os mais variados perfis de frascos soprados, desde os menores de 20 ml aos maiores de 25 mil litros, nos mais diversos materiais. Cosmético, higiene e limpeza, alimentício, farmacêutico, automotivo, defensivo agrícola estão entre os segmentos atendidos pela empresa. O objetivo é desenvolver, aprimorar e produzir embalagens plásticas com alta qualidade dentro das mais exigentes especificações do mercado. Ao longo dos anos a unidade fabril se modernizou, adquiriu mais de 100 máquinas e representa importante realidade industrial no distrito de Jaguaríuna, SP.

A Engratech conta com área total de 30.000 m² e 14.000 m² de área construída. Atualmente possui 318 empregados diretos. 30 clientes ativos geram a capacidade produtiva de 25..000.000 unidades/mês.

História

A Engratech é uma empresa que começou em 1986 e atualmente tem grande atuação na América Latina. A diretora de planejamento e inovação, Karen Szpigel, filha de Irineu Szpigel, diretor industrial, mostra que a empresa faz embalagens em sopro de PEAD, tampas em injeção e embalagens PET obtidas por injeção e sopro conjugados na mesma máquina.

“Em 1995, a Engratech foi pioneira na produção de embalagens com pré-formas específicas em PET para atender os mercados que buscavam tecnologia e sofisticação”, diz Karen.

Processo de produção de embalagens - sopro

 

Hoje a fábrica atende e dá suporte a clientes como Cera Ingleza, Sobel, Bombril, Gtex Produtos de Limpeza, Syngenta, Monsanto, Sanofi-Aventis, L`Occitane , Jequiti, Mary Kay, Baruel, Phisalia, Zoetis, gerando em torno de 400 t/mês de embalagens plásticas e 50 mil tampas/dia.

 

Como é o processo de sopro convencional

O plástico granulado ou moído é despejado no funil da máquina e é transportado por uma rosca através de um cilindro. Na sequência, é fundido pelo calor do atrito e por aquele fornecido por resistências elétricas acopladas na parte externa do cilindro.

Ao passar pela matriz da unidade extrusora, o material toma a forma de uma mangueira chamada parison, que é cortada por lâmina antes que um bico de ar seja introduzido no mesmo e sopre-o para que tome a forma do molde. Após breve resfriamento, o molde se abre e a peça é ejetada.

Existem variantes do processo de sopro comum, como a injeção-sopro, em que numa mesma máquina existe a injeção da pré-forma – e logo após ela é soprada. É usado para a fabricação de frascos e garrafas em PET, já que é possível obter peças mais precisas, sem rebarbas e consequentemente sem perdas

 

Equipamentos

A Engratech conta com 43 equipamentos para sopro convencional desde monocamadas, multicamadas, Adiflex e PET-G nas diversas configurações, desde cabeçotes simples a sêxtuplos. Possui dez equipamentos conjugados (injeção e sopro de PET) e quatro para sopro de pré-formas, além de oito injetoras.

 

Decoração e rotulagem

Modernas máquinas de serigrafia estampam em até quatro cores simultaneamente embalagens cilíndricas, retangulares e ovais. A empresa conta com sala própria com equipamentos especializados para a produção e controle de telas utilizadas nas máquinas de decoração.

A rotulagem dos frascos é automática para rótulos manga e adesivo e ainda com túneis para rótulos termo-encolhíveis.

 

Controle de qualidade

O controle de qualidade na Engratech segue as normas ISO 9001 e é aplicado a todas as etapas do projeto de uma embalagem. Rigorosos testes feitos em laboratórios de ensaios dimensionais e dinâmicos, equipados com instrumentos de extrema precisão asseguram total preenchimento de requisitos técnicos. Medidas essas que são controladas a partir da ausência de defeitos no produto final e do atendimento das expectativas dos clientes.

Todos os frascos saem da fábrica com laudos de controle de qualidade e também existe o controle retido de amostras para a verificação de eventuais problemas, bem como a matéria-prima que é guardada por dois anos.

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia da Engratech , levando a empresa a enfrentar os mais complexos desafios do mercado de embalagens e trazendo mais facilidade à vida das pessoas. Cada um dos clientes traz características particulares que adicionam diversidade e talento ao grupo, o que tornou a empresa parceira estratégica dos seus clientes.

EMBALAGENS DO DIA A DIA

Todo consumidor já deve ter feito a seguinte pergunta: como seria o dia a dia sem as embalagens que protegem os alimentos? Certamente haveria mais desperdício de comida.

O PLÁSTICO REVOLUCIONANDO AS EMBALAGENS

No Setor de Alimentação as embalagens plásticas são responsáveis por uma grande revolução, acompanhando a mudança de hábitos e o cotidiano dos consumidores.

PLÁSTICO, GRANDE POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO

O plástico pode ser reciclado diversas vezes, o que faz dele um material com grande potencial de reaproveitamento.