Movimento Plástico Transforma

VERÃO, MOMENTO MULTIÚSO DO PLÁSTICO

O multiúso do plástico no verão.

 

O que você mais gosta de fazer nas férias de verão? Você já deve ter reparado que qualquer atividade que você fizer vai envolver o plástico. Na época do verão, ele aparece de várias maneiras tanto no lazer quanto nos esportes, na moda ou na decoração. Tudo em nome da praticidade para facilitar o dia a dia de quem só quer saber de relaxar e de se divertir com a família e os amigos.

O multiúso do plástico no verão.

 

É o caso das atividades náuticas, da pesca, do mergulho, do camping, da piscina, das boias, dos infláveis, das espreguiçadeiras, do guarda-sol, das cadeiras e mesas de praia, das embalagens de filtro solar, das bolsas que carregam desde garrafas de água aos potes para conservação de alimentos, da geladeira portátil que leva a boa alimentação aos lugares mais lindos. O plástico definitivamente faz parte das férias de verão.

O multiúso do plástico no verão.

 

        Pensando em viajar?

Para aproveitar as suas merecidas férias você pode viajar de carro, de ônibus, de barco, de avião, por estradas, pontes, ferrovias. Não importa o meio de transporte nem a via de acesso, todos contêm plástico. Os diversos tipos de materiais plásticos também permitem a fabricação de meios de transporte mais leves e que reduzem significativamente a emissão de gás carbônico, causador do efeito estufa. Plástico ainda é energia, sendo que 1 quilo de plástico é equivalente a 1 litro de óleo diesel.

        Vai ficar em casa?

O plástico também pode ser usado na construção de prédios e residências. Na linha de decoração, vale incrementar a casa nas férias com porta-retratos infláveis e vasos de flores de plástico estampado. Enfim, é verão e as cores invadem nossas vidas.

Na moda, abuse de roupas feitas com fibras de plástico que refrescam ao invés de captar calor. Use bijuterias de plástico, como brincos, colares, anéis e também bolsas plásticas charmosas para aproveitar a cidade e não somente para ir à praia. Prepare-se para viver os dias mais longos e a época mais quente e colorida do ano em alto estilo mesmo sem sair de casa.

O multiúso do plástico no verão.

 

        Férias com as crianças?

Para divertir a criançada com um brinquedo de baixo custo e sustentável, você pode fazer um jogo de boliche com garrafas PET. Para isso, são necessárias dez garrafas com tampas, tinta acrílica e uma bola pequena de plástico.

Comece lavando as garrafas com água e sabão e, depois de secas, coloque um pouco de tinta acrílica dentro de cada garrafa, somente para cobrir o fundo. Em seguida, feche a garrafa com a respectiva tampa original. Logo após, agite até a tinta se espalhar por toda a garrafa e cobrir a superfície por dentro, deixando-a colorida. Faça o mesmo processo nas garrafas restantes. Então, separe a bola de plástico, posicione as garrafas em formato de boliche e jogue à vontade com as crianças nas férias. A brincadeira vale para dias ensolarados ao ar livre e também para os dias de chuva na varanda coberta.

Outra boa sugestão para fazer com as crianças nas férias são vasinhos de plantas com garrafas PET ou outros frascos plásticos, que podem ser deixados no jardim ou mesmo dentro de casa, em algum local que receba sol.

Você vai precisar apenas cortar as garrafas de plástico com uma tesoura na altura desejada, encher com terra adubada, fazer uma covinha com as mãos e colocar plantas, como folhagens, flores ou suculentas. Não esqueça de fazer um furinho no fundo para drenar o excesso de água. Vai ficar lindo e trazer vida para sua casa.

O multiúso do plástico no verão.

 

        E as plantas?

Não se esqueça de regar as plantas durante as férias. O sistema gota-a-gota caseiro com garrafas de plástico pode ajudar as plantas a permanecerem preservadas durante sua ausência. É preciso apenas de uma garrafa PET por vaso. Faça um furinho na tampa da garrafa e a emborque na terra. A água vai sendo liberada à medida que a planta precisar de água.

        Sim! Férias conscientes!

O plástico transforma as férias de verão e cumpre com a finalidade de ser prático e durável, mas é fundamental que o consumidor saiba de sua responsabilidade em separar e destinar corretamente os materiais recicláveis. É graças à separação do lixo que embalagens e sacolinhas plásticas deixam de ser jogadas nos mares e rios ou de causar o entupimento de bueiros nas cidades. Com a participação de cada um de nós é possível reciclar cada vez mais.

Boas férias!

PLÁSTICO, O MATERIAL IDEAL PARA BRINQUEDOS

Para os que não resistem em presentear as crianças sempre fica aquela dúvida: será que conheço o brinquedo ideal para os pequenos?

PNRS: REPENSE, REDUZA, REUTILIZE, RECICLE

Você sabe por que o material plástico precisa ser reciclado e valorizado?

APLICAÇÕES DO PLÁSTICO

Você faz ideia de quantas soluções cada resina plástica traz para a nossa vida?