Movimento Plástico Transforma

IMPRESSORA 3D, O FUTURO JÁ CHEGOU

A impressão 3D vem revolucionando a história da humanidade.

 

Você já pensou em transformar seu projeto em realidade? A impressora 3D materializa sua criação por meio da mais alta tecnologia e pode ser a solução para o seu próximo desafio.

A impressão 3D surgiu em 1984 e vem sendo constantemente aperfeiçoada. É uma forma de tecnologia em que um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Desenvolvedores de produtos já conseguem imprimir materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. São tecnologias de impressão avançadas, que permitem imitar a aparência e as funcionalidades dos produtos com muita precisão.

A impressão 3D vem revolucionando a história da humanidade.

 

As principais vantagens são a rapidez e o custo relativamente baixo dos modelos desenvolvidos. Antes, para se construir um protótipo de uma peça funcional de um motor, por exemplo, era preciso modelá-lo manualmente, um processo quase tão trabalhoso (e custoso) quanto produzir efetivamente a versão final do produto. Com a impressão 3D, tudo isso ficou para trás.

Para que um objeto seja impresso por uma impressora 3D, é preciso que ele tenha sido, antes de tudo, construído em um software de edição tridimensional no computador.

Melhorando a vida das pessoas

A impressão 3D vem revolucionando a história da humanidade. Um exemplo são as palmilhas ortopédicas para eliminar dores nos pés, tornozelos e joelhos.

A impressão 3D vem revolucionando a história da humanidade.

 

É o projeto da Pés Sem Dor , empresa que desenvolve palmilhas ortopédicas sob medida e personalizadas para atletas, diabéticos, crianças e até para quem usa salto alto, melhorando o conforto ao caminhar e eliminando dores causadas por disfunções e lesões.

As palmilhas feitas em impressoras 3D de alta tecnologia podem ser desenhadas para qualquer tipo de calçado fechado. Com o uso das palmilhas da empresa Pés Sem Dor, a dor vai gradativamente diminuindo, até o paciente não senti-la mais.

Imprimindo o futuro

A parceria da Braskem com a empresa norte-americana Made In Space, líder no desenvolvimento de impressoras 3D, permitiu a manufatura de objetos na Estação Espacial Internacional, um laboratório que se encontra em órbita. O Plástico Verde I'm green™ (polietileno verde) da Braskem agora é utilizado para a criação de peças no espaço.

O projeto Imprimindo o Futuro possibilita que ferramentas e peças sejam produzidas no espaço pela própria tripulação, aumentando a autonomia e reduzindo o peso nas viagens espaciais. O responsável pelo projeto na Braskem desde 2014, o engenheiro químico Everton Simões Van Dal, salienta que a tecnologia de impressão 3D servirá para ser aplicada aqui na Terra e ainda propiciará que pessoas possam viver no espaço. “É uma solução em polietileno verde com gravidade zero, fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade”, comemora ele.

O polietileno I'm greenTM é um bioplástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. Por essa razão, o polietileno verde I'm greenTM captura e fixa o gás carbônico da atmosfera durante sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

O projeto, em parceria com a Nasa, foi desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação, localizado no polo petroquímico de Triunfo, RS, em correalização de engenheiros da Braskem e da Made In Space.

O equipamento foi levado para os astronautas no Cabo Canaveral, Flórida, EUA, onde é lançada a maioria das naves dos Estados Unidos rumo ao espaço. O lançamento do foguete para imprimir as primeiras peças na estação espacial ocorreu em setembro de 2016.

Soluções inovadoras que preservam o meio ambiente

A impressão 3D também pode ser feita com matéria-prima plástica reciclada. A empresa PrintGreen 3D desenvolve filamentos sustentáveis de alta qualidade e preserva o meio ambiente.

A empresa está em constante evolução, conectada com o competitivo mercado mundial de impressão 3D, e conta com extrusoras que atendem a todas as demandas, fabricando filamentos perfeitos para qualquer impressora.

Existem inúmeras vantagens na utilização da impressão 3D. Além da rapidez para a manufatura de peças com tecnologia em termoplásticos e fotopolímeros, abre as portas para que você possa criar protótipos conceituais e funcionais, peças para uso final, ferramentas, dispositivos e muito mais.

Impressão 3D e o nosso futuro

O uso da impressão 3D já é bastante frequente sempre que é necessário produzir uma peça única ou pequenas quantidades, como, por exemplo, a fabricação de próteses, obras de arte, objetos especiais para eventos e entretenimento, peças mecânicas para engenharia e manufatura, maquetes de arquitetura, moldes de vários tipos e até jóias e brinquedos.

A impressão 3D vem revolucionando a história da humanidade.

 

A impressão 3D ainda não está acessível a todos, mas já existem muitas empresas que oferecem esses serviços. A tendência é que essa tecnologia se torne cada vez mais difundida e utilizada não só por profissionais, mas também por pessoas que queiram produzir seus próprios objetos.

A impressão 3D vem revolucionando a história da humanidade.

 

Quem sabe em breve não teremos uma impressora 3D em casa para criar nossa própria decoração, utensílios de cozinha ou mesmo brinquedos para as crianças?

Fonte:
Conheça mais sobre o Imprimindo o Futuro:
www.braskem.com/imprimindoofuturo
Documentário Discovery Channel
https://www.youtube.com/watch?v=3DbaaWfw4rY&index=1&list=PLQtKWvsWFC-DuwjInQaYsXD0On86ZB9Xg
Lançamento do foguete
https://www.youtube.com/watch?v=RV0gXFsJEdA
Conheça mais sobre o Plástico Verde/Polietileno Verde
www.braskem.com/plasticoverde

PLÁSTICO NO DESIGN DE MÓVEIS E OBJETOS

Você gosta de design, estilo e praticidade? Então, fique por dentro de tudo o que o plástico é capaz de oferecer.

O PLÁSTICO NA ESCOLA

A escola está mais moderna com o plástico. Ele pode ser moldado em qualquer forma, fabricado em muitas cores, com design versátil, além de ser durável e leve.

A HISTóRIA DO PLáSTICO

O mundo como é hoje não seria possível sem as inovações do plástico. Com a finalidade de substituir materiais que já estavam se tornando escassos na natureza o plástico foi a alternativa perfeita.