Movimento Plástico Transforma

O QUE É FEITO DE PLÁSTICO?

Você já reparou que o plástico está presente em todos os momentos da sua vida? Da infância com fraldas e chupetas até sua vida adulta com smartphones e notebooks.

Quando nos deparamos com esta pergunta, os primeiros produtos que nos vem em mente são as garrafas de plástico - PET´s - e todos os outros tipos de embalagens que hoje encontramos no supermercado e que facilitam a vida moderna.

Mas logo que a gente para um pouco para pensar, já começamos a nos lembrar que o plástico está presente desde a infância: nas fraldas e chupetas, no cadeirão para comer, nos pratinhos e copos inquebráveis, nas canetinhas de colorir, nas bonecas e bonequinhos de todos os tipos e tamanhos, nos carrinhos, nos brinquedos de blocos, nas pecinhas de jogos de tabuleiros e até em cartas de baralho. Sem falar de toda a decoração das festinhas de aniversário!

Na escola o plástico está em tudo: canetas, carteiras, e até o quadro negro ganhou fundo branco e caneta plástica no lugar do giz. A mochila e o uniforme ficaram mais resistentes com os tecidos sintéticos. E dentro da lancheira, tudo vem bem embalado em filmes ou potes de plástico. Na hora do intervalo, os mais variados tipos de bolas e artigos para cada modalidade de esporte ou brincadeira são também feitos de plástico. E na hora de mergulhar nos estudos, os óculos de grau e as lentes de contato deixam os textos mais nítidos, facilitando a leitura e o aprendizado!

Para quem sempre curtiu um som e acompanhou do disco vinil, fita K7, CD, até os modernos MP3 players, as imponentes caixas de som e os discretos fones de ouvido, viu o plástico se modernizar no mesmo ritmo da evolução das mídias e aparelhos.

Já quem se liga em carros, acompanhou a evolução das máquinas, que se tornaram mais leves, seguras, com designs modernos e sustentáveis. Afinal, com a redução de peso do veículo, ele passa a consumir menos combustível e menos CO2 é emitido na atmosfera.

A seringa descartável, as embalagens de remédios, as bolsas de soro, as luvas cirúrgicas, próteses, órgãos artificiais, muitos aparelhos dos hospitais e tantos outros materiais são algumas das inovações na área da saúde que só foram possíveis graças à versatilidade do plástico.

O mesmo aconteceu em áreas como a tecnologia, onde o plástico transformou os pesados computadores em pequenos laptops, tablets ou smartphones ainda mais leves. Sem falar do telefone! Quem se lembra daqueles aparelhos pretos, pesados e com fio? Hoje, os celulares cabem na palma da mão e tudo ficou conectado, aproximando as pessoas e facilitando a comunicação.

Agora que você já percebeu o quanto o plástico está presente na sua vida, que tal descobrir as vantagens desse material, começando pela reciclagem?

Agora você já sabe #plasticotransforma

PNRS: REPENSE, REDUZA, REUTILIZE, RECICLE

Você sabe por que o material plástico precisa ser reciclado e valorizado?

A VIDA ANTES E DEPOIS DO PLÁSTICO: COMUNICAÇÃO

As inovações em tecnologia seriam possíveis sem os plásticos?

A VIDA ANTES E DEPOIS DO PLÁSTICO: SAÚDE

Seria possível a medicina se desenvolver tanto sem as soluções dos materiais plásticos?