Abrir a Pesquisa Abrir o menu

CORRIDA DE RUA VIRA AULA DE RECICLAGEM

22 de julho de 2021 | São Silvestre 2019 minutos de leitura

Uma ideia inspiradora

O plástico oferece várias formas de olhar para situações corriqueiras e descobrir ideias criativas, capazes de beneficiar a todos. O Movimento Plástico Transforma enxergou, uma grande oportunidade na última corrida de São Silvestre: reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem, a partir da coleta dos copinhos plásticos de água descartados durante a prova. A ideia foi transformá-los em lixeiras para coleta seletiva como presente para escolas da rede pública. Um projeto que começou em 2019, enfrentou os desafios da pandemia, mas manteve seu compromisso até a entrega, em maio de 2021, com a retomada das aulas presenciais.

Sabe por que este projeto é importante

Perceber o potencial de transformação do plástico é algo contagiante e simples de demonstrar. Essa iniciativa foi inteira pensada para que tanto os participantes da prova, como toda torcida que acompanhava as emoções da corrida, entendessem que um simples copo plástico - que poderia ser apenas descartado -  pode ser convertido em um novo produto para a própria sociedade, economizando matéria-prima e respeitando a natureza. Esse projeto se insere no contexto da economia circular. Quando a gente entende esses os conceitos, dá ainda mais vontade de contribuir seja em casa, com a destinação correta do plástico, ou nas compras, valorizando o produto feito a partir de conteúdo reciclado.

Cuidamos de todos os detalhes para dar certo:

Mais de 200 voluntários trabalharam na coleta dos copos de água utilizados pelos 35 mil atletas, enquanto a equipe do Movimento Plástico Transforma acompanhava os corredores ao longo do percurso, reforçando informações da ação. Comprovamos, mais uma vez, que a educação ambiental contribui muito para formar uma nova ideia sobre o consumo consciente e destinação correta de resíduos. No final da prova, o material coletado já tinha rumo certo: a reciclagem para uma causa maior.

Os milhares de copinhos foram levados para a recicladora encarregada de transformá-los em algo muito importante. Hoje, a reciclagem de plástico emprega mais de 10.000 trabalhadores no Brasil e cria matérias-primas necessárias à fabricação de novos produtos, com mais economia e sustentabilidade. No caso do nosso projeto, uma indústria recebeu todo o plástico reciclado e o transformou em lixeiras para coleta seletiva.

E nem a pandemia parou tanto empenho!

O compromisso já estava assumido quando a pandemia se instalou no mundo inteiro. Muitos setores precisaram se adequar, inclusive as escolas que precisaram adotar o modelo de ensino à distância. As cooperativas reformularam seus processos para garantir a segurança, como reservar os resíduos por um período de quarentena, antes de serem selecionados dentro dos mais rígidos protocolos, para darem continuidade à atividade, tão necessária. O Movimento Plástico Transforma também fez as mudanças que o momento pedia, especialmente para garantir que chegássemos ao final da ação com a ideia preservada.

O grande momento: a entrega

O Movimento Plástico Transforma precisou adiar a entrega do resultado dessa ação, para assim que fossem retomadas as aulas presenciais e no último dia 12 de maio de 2021, as diretorias de ensino de Jaguariúna e São Carlos (SP) receberam 1800 lixeiras de coleta seletiva. Com este presente os professores podem agora transmitir novos conceitos de cidadania por meio das atitudes corretas em descarte de resíduos e reciclagem para incentivar que as crianças comecm, o quanto antes, a perceber o valor da economia circular e serem protagonistas de um futuro melhor. Mas, o principal retorno dessa iniciativa para o Movimento Plástico Transforma é demonstrar à sociedade o quanto uma prática adequada pode beneficiar a todos.

    

Conheça outras iniciativas do Movimento Plástico Transforma e seja também um agente da transformação.

Estação Plástico Transforma

Reciclagem

ESTAÇÃO PLÁSTICO TRANSFORMA

A KidZania tem o desafio de trazer ao mundo real uma cidade que é, na verdade, somente para crianças. Para saber qual a sensação, você terá de levar os pequenos de 3 a 14 anos no Shopping Eldorado - 2º Subsolo, na capital São Paulo.

Saiba mais

São Silvestre

Ação

Copos plásticos d'água descartados na São Silvestre viraram lixeiras para escolas

Para reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem, coletamos os copos plásticos d'água descartados pelos atletas na São Silvestre, reciclamos e os transformamos em lixeiras que foram doadas para escolas.

Saiba mais

São Silvestre 2019

Reciclagem

CORRIDA DE RUA VIRA AULA DE RECICLAGEM

Milhares de copinhos plásticos usados na São Silvestre se transformaram em benefício para as escolas públicas

Saiba mais