Abrir a Pesquisa Abrir o menu
Inovação

Campanha "Plástico é" reforça a importância do plástico para a sociedade

19 de junho de 2026

Está no ônibus que leva milhões de brasileiros ao trabalho. Está nos equipamentos que salvam vidas em hospitais. Está nos celulares, capacetes, sistemas de saneamento e em inúmeras soluções que tornam a rotina mais segura, acessível e eficiente. Embora muitas vezes passe despercebido, o plástico é parte essencial da infraestrutura que sustenta a vida moderna. É a partir dessa reflexão que nasce a campanha institucional "Plástico é" lançada pelo Movimento Plástico Transforma para ampliar o diálogo com a sociedade sobre a importância do material para a inovação, o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida e o avanço da economia circular. Ao longo de 2026, a iniciativa ocupará diferentes plataformas de comunicação para mostrar como o plástico contribui diariamente para setores estratégicos como saúde, mobilidade, tecnologia, segurança e sustentabilidade.

De acordo com o Movimento Plástico Transforma, a proposta é mostrar que, além de sua versatilidade, o plástico desempenha uma função estratégica para diversas cadeias produtivas e para a entrega de soluções que impactam diretamente o cotidiano das pessoas. Ao destacar a participação do material em diferentes aplicações, a campanha pretende ampliar a compreensão sobre sua contribuição para a sociedade e para a economia.

Outro eixo central da iniciativa é o potencial transformador do material. O Movimento Plástico Transforma reforça que o plástico possui características importantes como a reutilização, o reaproveitamento e a reciclagem, tornando-se um importante aliado na construção de modelos de negócios mais sustentáveis. A campanha também busca estimular a conscientização sobre consumo responsável, descarte adequado e valorização dos resíduos recicláveis.

"O plástico está presente em inúmeros produtos e soluções que ajudam a impulsionar setores essenciais da sociedade. A campanha convida as pessoas a observarem essa função de forma mais ampla, considerando não apenas o material em si, mas também os benefícios que ele proporciona em áreas como saúde, mobilidade, inovação e sustentabilidade", destaca Beatriz Geraldes, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

"O plástico está na nossa rotina, mas o foco agora é a evolução desse ciclo. Criativamente, mudamos a ótica para mostrar que estamos atentos e buscando inovações que tornem essa relação muito mais saudável para o planeta. O futuro depende diretamente da nossa atitude coletiva no descarte", ressalta Daniel Chagas, diretor de Criação da Repense, agência do Movimento Plástico Transforma.

Categorias de postagens