Celebrado no dia 27 de agosto, o Dia Mundial da Limpeza Urbana é uma data especial, que nos mobiliza sobre a importância sanitária e social de manter a limpeza das áreas urbanas, com foco na conscientização da população para o descarte correto de resíduos.
Além disso, também é fundamental lembrar e homenagear todos os profissionais que recolhem, selecionam e vendem materiais recicláveis. Um trabalho essencial que torna as cidades mais limpas e faz desses trabalhadores agentes relevantes para o bom funcionamento dos municípios, para a circularidade da economia e para a sustentabilidade.
Limpeza urbana
Cada cidade tem sua forma própria de zelar pelas suas áreas comuns e a limpeza urbana não está associada apenas à varrição de ruas. Este serviço é uma das diversas ações de manutenção da limpeza pública, que também inclui:
Manutenção e limpeza de parques e praças
Capinação de gramas e manutenção das ruas
Podas de árvores
Limpeza de bueiro
Limpeza pós feiras livres
Coleta de lixo orgânico e reciclável
Somente por meio da limpeza urbana que conseguimos preservar nossas cidades e os patrimônios históricos, assim como evitar o impacto do descarte incorreto no meio ambiente. Além disso, são esses serviços que contribuem para manter as cidades seguras, sobretudo no âmbito da saúde.
A partir do momento que uma via pública é devidamente limpa, aumenta-se a segurança nos deslocamento de pessoas e veículos, estimula-se o turismo e comércio local e, principalmente, evita-se o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como por exemplo ratos e insetos.
Quantidade de resíduos
Para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos sólidos urbanos incluem:
Resíduos domiciliares, de origem de atividades domésticas em residências urbanas.
Resíduos de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.
Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só em 2018, foram geradas no Brasil 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.
A limpeza urbana é fundamental para garantir a saúde pública da nossa população e temos muito a percorrer quando o assunto é difusão do descarte correto.
O trabalho dos profissionais da limpeza urbana
Fundamentais a todo momento, os profissionais da limpeza pública são trabalhadores que passam o dia retirando o lixo produzido pelos cidadãos.
Os profissionais mais conhecidos são os garis, que varrem ruas, recolhem resíduos, retiram folhas que caem das árvores, sujeiras de animais e esvaziam as lixeiras públicas.
Também fazem parte da limpeza urbana os colaboradores da coleta seletiva, os da coleta dos resíduos de saúde, os da limpeza de deposições clandestinas, os da lavação de ruas e avenidas, os da limpeza das bocas de lobo e os da limpeza dos córregos.
Infelizmente os trabalhadores de limpeza de modo geral não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, mas é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e segura.
Tenha sempre em mente que somos um dos agentes na tarefa de preservar o ambiente em que vivemos. Por isso, além de cobrar do poder público a coleta de lixo regular e ações para o tratamento e gestão de resíduos sólidos, precisamos fazer a nossa parte, praticando o descarte correto e repensando como anda a geração de resíduos em casa.
Cuidar da nossa cidade e valorizar esses trabalhadores tão importantes para a limpeza e também para a reciclagem é dever de todos!
Ação promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemNovo e-book trata a diversidade do plástico e como os processos de reciclagem são tão importantes para o mundo em que vivemos
15 de maio de 2024 Ler postagemAção, que visa reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem dos resíduos, acontece simultaneamente no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).
15 de maio de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.