Uma parceria entre ABIPLAST e Braskem, o Movimento Plástico Transforma promove diversas iniciativas com objetivo de fomentar a importância do plástico na vida das pessoas
O Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, projeto fruto da parceria entre ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico e Braskem , maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, chega ao seu 5º ano de existência, promovendo reflexão de forma criativa e responsável acerca do material plástico.
O Movimento busca valorizar e contribuir com o desenvolvimento de uma melhor percepção desse material na sociedade, promovendo conteúdos, ações educativas e interativas, incentivando a inovação e mostrando que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para nosso dia a dia e futuro.
Além de incentivar a economia circular, o Movimento promove um trabalho educativo para uma nova consciência, por meio de ações voltadas ao consumo consciente, à reutilização inteligente, ao descarte e à reciclagem do plástico.
Para o Movimento Plástico Transforma, juntos nós podemos mudar atitudes e transformar o nosso presente e futuro. Assista como o plástico traz benefícios para praticamente todas as áreas da sociedade:
O trabalho do Movimento é contribuir com o seu
Com diversas ações desde 2016, o Movimento Plástico Transforma se mantém engajado em contribuir com o trabalho de vários envolvidos nessa cadeia do plástico, reuso e descarte correto. Conheça os principais projetos do Movimento:
Estação Plástico Transforma na KidZania
Uma atividade especialmente desenvolvida para o público infanto-juvenil, instalada no parque KidZania, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Nela, foram reunidos diversos recursos para promover uma experiência sensorial e educativa capaz de construir uma nova percepção sobre o plástico nesses futuros formadores de opinião. Na atividade, que tem capacidade para receber até 90 crianças por dia, os participantes têm contato com as principais etapas do processo de reciclagem do plástico, da coleta à transformação em um novo produto. Desde o lançamento em janeiro de 2019, mais de 18 mil crianças puderam se envolver com a experiência e levar para casa o produto final: um par de óculos coloridos, feitos por eles mesmos, com plástico reciclado. Mais do que um brinde, um grande aprendizado sobre a importância da destinação correta dos materiais e o quanto a reciclagem pode trazer benefícios à sociedade.
Tampinha Legal
O Movimento Plástico Transforma tem orgulho em patrocinar o Tampinha Legal, um programa que promove a mobilização da sociedade de um jeito muito fácil: pela coleta de tampinhas plásticas. Essa iniciativa visa transmitir valores alinhados a economia circular motivando a sociedade a juntar tampinhas plásticas, entregá-las em postos exclusivos de onde são destinadas à reciclagem. O programa produz receita que é direcionada a entidades assistenciais com a finalidade de suprir suas necessidades básicas e também gera novos produtos a partir da matéria prima reciclada. O legal disso, é que todos saem ganhando.
Copinhos da corrida de São Silvestre viram lixeiras para escola pública
A ação começou na Corrida de São Silvestre de 2019, quando o Movimento Plástico Transforma providenciou a coleta dos copinhos plásticos d'água, descartados pelos mais de 35 mil participantes, durante a prova. O material foi reciclado e transformado em 1.800 lixeiras para coleta seletiva, destinadas a escolas da rede pública. Um projeto que beneficia alunos das cidades de Jaguariúna e São Carlos, interior de São Paulo.
Plástico no Combate à COVID-19
Produtos criados para proteger e salvar são cada vez mais imprescindíveis. Inúmeras são as soluções inovadoras especialmente criadas em plástico para proteger a população contra a Covid-19. Hoje, desde máscaras face shield a insumos hospitalares como luvas, seringas, máscaras e até o respirador artificial, são itens indispensáveis que fazem parte da realidade global. Temos divulgado cada vez mais a importância desses produtos, para que a sociedade se conscientize sobre a importância do plástico na preservação da vida.
Veja no vídeo como os produtos plásticos se tornam ainda mais importantes para nós:
Guia Volta às Aulas com Segurança
A pandemia trouxe a necessidade de ensinarmos um novo protocolo de segurança e proteção a todos. Essa imposição do momento foi o que nos inspirou a criar um guia com dicas práticas e linguagem didática, com distribuição online e gratuita. A ideia foi informar as famílias, professores e crianças acerca de novos protocolos de higiene e segurança para a retomada das aulas presenciais, demonstrando um cuidado genuíno com todos.
Não esqueça: você também é um agente de transformação da sociedade. Junte-se ao Movimento para participar de nossas iniciativas e contribuir com o desenvolvimento de uma percepção correta do espaço positivo que o plástico tem em nossas vidas, desde que utilizado e descartado de modo consciente e responsável.
Siga-nos nas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos, para que mais pessoas conheçam os benefícios do plástico!
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.