Abrir a Pesquisa Abrir o menu
Sustentabilidade

Saiba como funciona a reciclagem dos copos plásticos utilizados na São Silvestre

3 de junho de 2022

A corrida de rua mais tradicional do Brasil foi um sucesso e o Movimento Plástico Transforma estava presente. Em sua 96ª edição e, assim como em 2019, fomos parceiros em uma importante missão: recolher os copos plásticos utilizados pelos corredores, reciclar e transformá-los em novos produtos que podem voltar a circular.

Chegou a hora de você saber o destino dos copinhos

Os copos d'água plásticos, que foram usados ao longo de toda a prova pelos mais de 20 mil participantes, acabam sendo o melhor aliado de quem está correndo. Nos pontos de hidratação, os corredores consomem a água contida dentro do copo, sem necessidade de pausa no percurso. Eles também não precisam ficar transportando suas próprias garrafas. Ou seja, o copo plástico facilita a vida do corredor, que gasta energia e precisa se hidratar nos 15 km de percurso.

Após o descarte dos copos, os agentes do Movimento Plástico Transforma resgataram o material, que, neste momento, encontra-se com uma empresa recicladora parceira, a Plastimil.

Atuante no mercado de reciclagem há quase 50 anos, a Plastimil é a recicladora responsável por participar deste grande projeto com o Movimento Plástico Transforma!

A Plastimil fez todo o processo de reciclagem, que envolve:

  1. Separação do material;
  2. Testes de laboratório;
  3. O material é moído, lavado e secado;
  4. Por último, o material é levado à uma extrusora, onde é granulado, originando a resina reciclada.

Após a reciclagem, o material reciclado fabricado com os copos da São Silvestre vai para uma empresa de transformação, que fará novos produtos e beneficiará milhares de pessoas!

Sobre o processo de reciclagem

Para Ricardo Mason, diretor da Plastimil, a reciclagem é fundamental para a sociedade: "A reciclagem cumpre uma etapa muito importante no processo, pois permite que a matéria-prima original, volte ao mercado de outras formas, para outras utilidades".

O Movimento Plástico Transforma também entende que o plástico é uma matéria-prima reciclável e que deve ser reciclada. Por isso, participar de grandes eventos como esse pode ser uma ótima chance de materializar o conceito de Economia Circular e estimular a conscientização das pessoas sobre as vantagens de adotar atitudes sustentáveis e exercer seu protagonismo.

Assista ao vídeo e a trajetória dos  copinhos plásticos utilizados pelos 20 mil participantes da corrida de São Silvestre, recolhidos durante a prova no último dia 31 de dezembro:

Sobre a Plastimil

A Plastimil é uma empresa fabricante de materiais reciclados e possui uma ampla família de produtos que vai desde a fabricação de PCR (Reciclado Pós- Consumo), reciclados industriais, compostos, compostos ecológicos, materiais micronizados, materiais micronizados ecológicos até a realização de uma série de serviços, entre eles: granulação, micronização e gestão de resíduos.

Categorias de postagens

Sustentabilidade

Ver todas as postagens