Entrar na escola SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo, SP, é ingressar naquele espaço onde os alunos são acolhidos por professores e funcionários comprometidos, atualizados e dispostos a cumprir a nobre missão de ajudá-los a se transformar em cidadãos conscientes. A estrutura é acessível a todos, o ambiente é confortável e propício à aprendizagem.
A Escola é um Centro integrado de Formação Profissional em várias áreas. A que vamos destacar é o Curso Técnico em Plástico. O curso tem por objetivo habilitar profissionais em planejamento, execução e controle do processo produtivo nas indústrias de transformação de plásticos podendo atuar em diversas áreas desde a produção até o controle de qualidade e desenvolvimento de produtos.
O Curso tem duração de 2 anos, com carga horária de 1.500 horas nos períodos da manhã, tarde e noite. Diariamente, transitam por período 500 alunos com idade mínima de 15 anos. O diretor, Claudemir Facco de Oliveira, enfatiza que estão formando, com soluções tecnológicas, alunos que desejam entrar no mercado de trabalho.
Curso técnico
Os cursos profissionalizantes têm ganhado destaque no mercado de trabalho devido à qualidade de ensino aplicada durante um curto período de tempo. O Curso Técnico em Plástico possui grade curricular alinhada às necessidades das empresas e engloba competências técnicas e de gestão que garantem formação abrangente e eficiente na formação de técnicos para a cadeia produtiva da indústria do plástico.
"Nos Cursos Técnicos, as bolsas são sempre integrais", diz o coordenador do Núcleo de Tecnologia do Plástico, Fábio Renato Silva Lopes, há alguns anos formado como técnico em plástico pela Escola SENAI Mario Amato.
Design de Produto
Desde 2012, o setor de Design de Produto para a indústria atua no desenvolvimento de produtos e inclui pesquisa de mercado, definição de materiais, processos, cores, texturas, conceituação de ideias, modelamento 3D, confecção de modelos físicos por meio de impressão 3D.
Durante o processo criativo são analisadas as diversas interações do produto com o usuário, para permitir que os aspectos funcionais, ergonômicos, técnicos e estéticos do design sejam avaliados.
A designer responsável pelo Núcleo de Tecnologia do Plástico, Fernanda Moreira, conta haver duas impressoras 3D que são capazes de fazer de fones de ouvido a castelos, além de próteses. Fernanda destaca o tabuleiro de xadrez com desenhos que simbolizam elementos de sobrevivência dos povos indígenas do Brasil, feito com Polietileno (PE) da Braskem pelo processo de injeção plástica, mediante um molde, e posterior usinagem das peças plásticas.
Fernanda torce para que, em breve, as embalagens empilháveis de alimentos desenvolvidas no Núcleo façam sucesso nas gôndolas de supermercados até fora do país, porque foram concebidas especialmente para não amassar alimentos sensíveis, como frutas delicadas tipo o figo, por exemplo. Ela menciona que o protótipo ganhou o 1o lugar no Museu da Casa Brasileira, ressaltando a inovação, a criatividade e a oportunidade presentes na produção dos jovens da Escola SENAI Mario Amato. O setor de Design de Produto também atua nas áreas médica, de fisioterapia, estética, ergonomia e podologia.
Futuros trabalhadores
Com amplo espaço, qualidade e compromisso para atender todo o Brasil, os alunos saem da Escola prontos para atuarem em indústrias de fabricação de artigos de plástico.
Como o SENAI tem parcerias com as indústrias, ofertas de vagas são constantes. "Cerca de 70% dos alunos são absorvidos pelo mercado de trabalho", comemora Lopes. Mas frisa que o objetivo é formar: "A meta não é colocá-los nas empresas". Por ser uma unidade de referência, a Escola SENAI Mario Amato é procurada pelas próprias empresas, que buscam estreitar relações com a Escola.
Jovem, vale muito a pena participar do processo de seleção de bolsas de estudo para os cursos do SENAI! Para mais informações, visite o site meioambiente.sp.senai.br .
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.