Abrir a Pesquisa Abrir o menu
Educação Sustentabilidade

Mutirão promovido em Salvador, recolhe mais de 100 kg de resíduos e mobiliza estudantes

12 de agosto de 2025

O Movimento Plástico Transforma realizou, na sexta-feira, 25 de julho, mais uma edição do seu tradicional mutirão de limpeza na Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador. A iniciativa, promovida em parceria com a startup SOLOS e com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (SECIS), da Prefeitura de Salvador, resultou na coleta de aproximadamente 115 quilos de resíduos e teve como destaque o envolvimento ativo dos cerca de 50 estudantes da Escola Estadual Abílio Cesar Borges.

Além da coleta, os alunos participaram de uma série de atividades educativas e lúdicas relacionadas à reciclagem, economia circular e descarte correto de resíduos. Durante a ação, o engajamento dos estudantes surpreendeu até os organizadores: "Alguns alunos não queriam parar nem depois do fim do tempo previsto para a coleta. Foi emocionante ver esse nível de envolvimento", destaca Beatriz Geraldes, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

A participação das professoras também foi um fator essencial para o sucesso da ação. "Visivelmente engajadas com o tema, elas contribuíram muito para despertar a consciência ambiental nos alunos e tornaram a experiência ainda mais significativa", acrescenta Beatriz.

Para muitos alunos, essa foi a primeira oportunidade de vivenciar de forma prática os conteúdos abordados em sala de aula. "Foi uma experiência incrível, da gente sair da sala de aula para vir ajudar o meio ambiente. Poucas oportunidades acontecem assim", comentou Hugo, de 17 anos, aluno da escola. Já Rihana, também estudante, deixou um recado simples, mas poderoso: "Quando você vier para praia, traga um saquinho, bota o lixo dentro e leva. Porque você estará sempre ajudando", ressalta.

Andressa, professora de artes da Escola Estadual Abílio Cesar Borges, reforçou a importância da atividade para o aprendizado dos alunos. "Foi uma experiência enriquecedora, pois eles tiveram a oportunidade de trazer o conhecimento teórico para a prática. Essa junção desenvolve uma aprendizagem melhor, com qualidade", complementa.

Para o Movimento Plástico Transforma, a atividade é mais uma prova de que a educação ambiental precisa extrapolar os limites da sala de aula. "Levar os jovens para a prática, fazer com que eles vejam o impacto real do resíduo no ambiente e como ele pode ser reaproveitado é essencial para formar cidadãos conscientes e atuantes. É gratificante ver esse tipo de mobilização acontecendo de forma tão genuína", aponta Beatriz.

"Na SOLOS, acreditamos que a conscientização se concretiza na prática. Por meio de mutirões e parceiros estratégicos, estimulamos jovens de regiões de alta vulnerabilidade a estabelecerem uma nova relação com o território, em especial, entendendo como um espaço de todos e que precisa da participação de cada um. Isso desperta o senso de responsabilidade e esperamos que momentos como esses se tornem práticas do dia a dia", reflete Saville Alves, líder de impacto da SOLOS, parceira nesta ação.

Os resíduos coletados na ação foram destinados a uma cooperativa local, onde serão reaproveitados, contribuindo para a geração de renda e para a reutilização do material como nova matéria-prima.

Categorias de postagens