Conheça os principais tipos de resina e suas características, aplicações e a numeração para identificá-las apo´s a coleta seletiva para a Triagem e Processo de Reciclagem.
A partir do processo de polimerização são inúmeras as variedades de resinas plásticas e de soluções que esse material oferece para os diversos setores. Inovações na Saúde , na Alimentação , na Construção Civil , na Comunicação , na Indústria Automobilística e na Agricultura não seriam possíveis sem as inovações do plástico.
Conheça aqui os principais tipos de resinas e suas características, aplicações e a numeração para identificá-las após a coleta seletiva para a Triagem e Processo de Reciclagem.
1. PET 2. PEAD 3. PVC 4. PEBD 5. PP 6. PS 7. OUTROS
1 PET Poli(tereftalato de etileno)
Características:
Existem dois tipos de PET, o C-PET - PET cristalino e o A-PET - PET amorfo. C-PET: material opaco, boa resistência mecânica, baixa resistência a impactos. Impermeável a gases, absorve água. Resistentes a produtos químicos diluídos, mas pouco resistente a bases, água quente, cetonas e halogenados. Não recomendado como isolante elétrico em altas frequências. O A-PET é transparente, mais resistente ao impacto e menos rígido. Resiste a hidrocarbonetos halogenados.
Principais Aplicações:
Garrafas de bebidas, embalagem de alimentos, de cosméticos e de remédios; chapas; folhas e películas. Eletrônicos: peças de computador e engrenagens. Medicina: tubos para hemodiálise e seringas. Peças Técnicas: telas para pneumáticos.
2 PEAD Polietileno de alta densidade
Características:
Devido à alta densidade é um material opaco, mais fácil de ser processado, mais resistente e com melhores características mecânicas que o PEBD. É resistente a substâncias químicas, mas não a fortes agentes oxidantes.
Principais Aplicações:
Embalagens: bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas. Eletrônicos: isolante de fios. Automobilístico: tubos, mangueiras e conexões de recipientes de combustível.
3 PVC Poli (cloreto de vinila)
Características:
Mais conhecido como vinil. Essa resina consegue assumir tanto as formas rígidas como flexíveis, graças aos aditivos. É leve e impermeável; um excelente isolante térmico, elétrico e acústico. Boa resistência química, resistente ao fogo e às intempéries.
Principais Aplicações:
Filmes, laminados, solados de calçados, brinquedos, embalagens para remédios (blister), mangueiras, tubulação para água e esgoto, revestimento de fios e cabos, cateteres e bolsas de soro.
4 PEBD Polietileno de baixa densidade
Características:
Material com baixa condutividade elétrica e térmica, resistente à ação de substâncias químicas. Possui variadas características mecânicas e tem capacidade de manter suas propriedades excelentes mesmo quando submetido à temperaturas inferiores a 60º C. Principais Aplicações: Eletrônicos: isolantes de fios e pequenas peças. Embalagens: sacos, garrafas, tampas, bolsas, revestimentos internos e externos de embalagens cartonadas assépticas, como as caixas de leite. Agricultura: película de revestimento, tubos de irrigação. Construção Civil: tubulação, mangueiras, telas de sombreamento.
5 PP Polipropileno
Características:
Homopolímero: possui resistência elétrica e mecânica. Pode ser esterilizado com raios gama e óxido de etileno. É resistente a altas temperaturas. Abaixo de 80ºC tem boa resistência química a ácidos e bases. Copolímero: é transparente, mais flexível e resistente (exceto a resistência química) que o homopolímero. Quando modificado com borracha termoplástica, torna-se mais resistente. Possui alta resistência mecânica a baixas temperaturas
Principais Aplicações:
Homopolímero: embalagens, películas de embalagens de alimentos, embalagens de ráfia e industriais e sacolas. Medicina: próteses, material hospitalar esterilizável e seringas descartáveis. Copolímero: brinquedos, potes conservadores, caixas de uso industrial, garrafas, tampas e películas. Automobilístico: botões diversos, reservatórios para água e fluído de freio, e para-choques.
6 PS Poliestireno
Características:
Cristal: um isolante ele´trico de alto peso molecular e baixa absorção de água. É brilhante, transparente e sensível à luz. Possui boa estabilidade térmica e não é resistente a impactos. Expandido: isolante te´rmico e acústico e possui alta resistência mecânica. Perde suas propriedades a temperaturas superiores a 88ºC. É resistente a ácidos, bases e sais e é inflamável. Possui baixa absorção de água. PS Alto e médio impacto: sensível à luz UV, pode ser translúcido ou opaco. É rígido e resistente a impacto, mas não a altas temperaturas. Pode ser extrudado, injetado e termoformado. Todos são termicamente estáveis.
Principais Aplicações:
Cristal: embalagens para alimentos, remédios e cosméticos, brinquedos, material de escritório. Expandido: isopor®, peças técnicas: isolantes, reforços, chapas, componentes de garrafas térmicas, embalagens de produtos agrícolas e industrializados, embalagens para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos
7 OUTROS
Os tipos de resinas plásticas não param por aí. Na categoria 7 entram as resinas como:
Copolímero de etileno vinil acetato (EVA)
Copolímero de acrilonitrila butadieno estireno (ABS)
Policarbonato (PC)
Poliuretano (PU)
Resina epóxi
Resina fenólica
São tantas as possibilidades, soluções e inovações que não dá para imaginar nossa vida sem o plástico.
AGORA VOCÊ JÁ SABE #PLASTICOTRANSFORMA
Fontes:
Impactos ambientais Causados pelos plásticos
Cartilha Braskem
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.