O plástico como material de artesanato pode ajudar, e muito, na saúde mental das pessoas em isolamento social e cada vez com mais sintomas de ansiedade e depressão, devido à pandemia de COVID-19
A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de consequências na vida da população mundial. Pessoas que já possuíam uma pré-disposição para depressão ou distúrbios de ansiedade se viram reféns de um vírus devastador, que além de assolar a população por seu perigo, colocou o mundo todo em isolamento social.
Embora existam diferentes formas de lidar com essas sensações, muitas vezes esquecemos que a solução pode estar, literalmente, em nossas mãos. Por isso, a arte pode ser uma excelente alternativa no processo de manutenção da saúde mental.
A terapia artesanal é uma atividade estimuladora que possui influência positiva na vida do ser humano. Ela é capaz de auxiliar nos processos de criatividade, controle emocional e mental, concentração, coordenação motora, raciocínio, autoestima e realização pessoal.
Outro benefício, que serve como recurso terapêutico, está relacionado à melhora na convivência social e autoconhecimento, pois a arte proporciona um momento de conexão consigo mesmo. Muitas vezes, encontros realizados em grupo, mesmo que online, permitem a conexão e a troca de experiências entre os indivíduos, trazendo sensação de bem estar de maneira concreta.
Para a Psicóloga clínica, especialista em História da Arte e pós-graduanda em Psicologia Analítica, Camila D'Orazio, é inegável que a arte é um agente transformador na saúde mental das pessoas. Segundo Camila, "muitas vezes as atividades que envolvem a arte são formas de expressão de conteúdos inconscientes que não necessariamente conseguimos colocar em palavras, mas que, através da arte, é possível materializar e trabalhar essas questões que são difíceis de lidar". Camila ainda acredita que a arte ajuda a organizar o mundo interno do indivíduo, trazendo-o para o momento presente, tentando tirar o foco dos pensamentos acelerados.
Além de ser um excelente passa tempo, você pode envolver as crianças
nos trabalhos manuais, para deixar tudo ainda mais divertido.
A ARTE COMO TREINAMENTO PARA O CÉREBRO
Diversos estudos mostram que tarefas manuais ajudam a combater diversas doenças, inclusive as degenerativas leves. Exercitar o cérebro auxilia na preservação da memória, uma das áreas mais afetadas com o passar dos anos. As atividades manuais ativam várias partes do cérebro, sobretudo porque há terminações nervosas localizadas na ponta dos dedos.
As atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo são as mais indicadas para preservar o cérebro. Recentemente a Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa e concluiu que os idosos que realizam tarefas manuais são os menos propensos a desenvolverem demência. Entre as atividades, foram listados: prática de instrumentos musicais, realizar corte e costura, pintura e artesanato.
A revista alemã Neurology também encomendou uma pesquisa sobre o tema. O objetivo era entender a possibilidade de a atividade artística reduzir o risco de comprometimento cognitivo leve, à medida que se dá o processo de envelhecimento. Os resultados apontaram que as pessoas envolvidas com o exercício de atividades artísticas em geral (pintura, escultura, fotografia, etc.), na faixa da meia e terceira idade, eram 73% menos propensos a desenvolver transtorno cognitivo leve do que aqueles que não o fizeram.
A revista alemã Neurology também encomendou uma pesquisa sobre o tema. O objetivo era entender a possibilidade de a atividade artística reduzir o risco de comprometimento cognitivo leve, à medida que se dá o processo de envelhecimento. Os resultados apontaram que as pessoas envolvidas com o exercício de atividades artísticas em geral (pintura, escultura, fotografia, etc.), na faixa da meia e terceira idade, eram 73% menos propensos a desenvolver transtorno cognitivo leve do que aqueles que não o fizeram.
O PLÁSTICO COMO MATERIAL DE ARTESANATO
Os materiais plásticos são ótimos para criar uma infinidade de objetos úteis e utilizar o plástico como matéria-prima para fazer artesanato é uma boa oportunidade de reaproveitamento de objetos. Além da excelente alternativa para quem busca saúde mental, esse hobby pode até produzir renda extra, tornando isso sua atividade principal.
O artesanato sustentável costuma ser ainda mais vantajoso porque não exige a compra de materiais caros. Grande parte dos itens usados são garrafas PET, caixas e potes de alimentos, tampas plásticas, etc. Assim, pode-se criar vários objetos interessantes, como vasos para plantas, organizadores de armários e mes
as, cortinas feitas com plástico, entre muitas outras peças.
DIY: VOCÊ SABE O QUE É E QUAL É O CONCEITO?
DIY é a sigla da expressão em inglês Do It Yourself, que significa "Faça Você Mesmo", na tradução para a língua portuguesa. E DIY e plástico combinam muito, pois além de ser uma atividade que estimula a criatividade e muito divertida, utilizar o plástico como principal matéria prima contribui para o reuso do material.
São diversas opções super úteis, mais econômicas, que não exigem grandes investimentos e com conceitos autoexplicativos que você mesmo pode fazer. Então, mãos à obra:
LUMINÁRIAS DE TETO
Super em alta, você também pode inovar na sua luminária pendente. Caso tenha luminárias de teto em casa, você pode recobrir as lâmpadas com a metade de uma garrafa PET, decorar a parte externa com fio preto e pronto: nasce uma luminária maravilhosa e bem diferente.
Materiais:
PUFF PARA SUA SALA
Para fazer este lindo puff, você precisa de:
Junte-as em formato de círculo, envolvendo-as em uma estrutura de papelão e depois recubra com espuma. Feita a estrutura, basta envolver e costurar com o tecido de sua preferência:
HORTA VERTICAL
Outra opção muito útil para quem mora em espaço pequeno, é o reuso de garrafas PET para a criação de uma horta vertical, que pode ser feita de várias maneiras: utilizando metade da garrafa ou ela inteira. Você precisa apenas de uma estrutura de metal ou bancada para fixar/pendurar seus novos vasos:
E aí, qual dessas dicas você vai colocar em prática? São exemplos simples que mostram que não precisamos gastar muito para possuir itens bonitos e funcionais em casa.
Se você tem objetos que estava pensando em descartar, solte a imaginação e transforme-os em peças úteis. Contribua com a natureza, inspire-se, crie, reuse e recicle!
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.