A questão do descarte de resíduos é um tema que o Movimento Plástico Transforma gosta de debater e orientar você. Por isso, preparamos este conteúdo que, além da reflexão sobre a importância de reduzir a quantidade de resíduos que nós produzimos, traz algumas dicas simples de como você deve descartar corretamente os resíduos produzidos na sua casa.
A CONSCIENTIZAÇÃO
Sabemos que a conscientização sobre o volume de resíduos que produzimos é importante, mas vale lembrar que, mesmo quem faz o possível para reaproveitar, ainda assim também descarta. Sendo assim, vamos pensar além da redução dos resíduos? Hoje, temos muitas possibilidades de reuso e reciclagem. Pensar no ciclo completo vale a pena ;)
Além disso, você colabora com o trabalho dos coletores, cooperativas e até com o programa de coleta seletiva da sua cidade. Proporcionar segurança a todos os envolvidos também é tarefa de cada um de nós.DIMINUINDO OS RESÍDUOS
Diminuir a quantidade de material descartado também é uma forma de contribuir para a cadeia da reciclagem, por isso:
SEPARANDO OS RESÍDUOS
Antes de pensar em separar, é preciso conhecer as categorias de resíduos domésticos existentes:
Clique aqui e saiba quais materiais estão dentro de cada categoria .
O QUE PODE SER RECICLADO
Embora os itens estejam separados por tópico, você não precisa utilizar sacos de descarte de diferentes cores para separar os materiais - basta limpá-los ou lavá-los. Assim, você pode separar:
Tudo isso pode ser reaproveitado. Entenda como
COMO LAVAR OS MATERIAIS
Não tem segredo: basta usar água e detergente de reuso da lavagem de louças ou roupas. Mas lembre-se: se lavou, deixe secar! Isso ajuda que esses materiais não se tornem depósito de microrganismos e vetores de doenças. Além disso, é importante respeitar o trabalho dos catadores de recicláveis, colaborando com a segurança sanitária desses agentes que vão manusear os itens.
Legenda da imagem: Lembre-se sempre de descartar objetos limpos e secos para evitar a propagação de vetores.
COMO DESCARTAR
Objetos como lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, pilhas e baterias requerem um descarte específico e por isso, em hipótese alguma, devem ser descartados no lixo comum!
Veja as particularidades de descarte de cada um desses itens. BAIXE AGORA !
E POR FIM
Por menor que possa parecer, toda mudança - no sentido de reuso, descarte correto, reciclagem e colaboração - traz benefícios para cada um de nós, para os trabalhadores envolvidos, para a economia local e para o planeta!
Seus hábitos mais sustentáveis podem influenciar familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e todos ao seu redor, formando uma corrente do bem com a gente!
Quer saber mais sobre o descarte correto em casa? Clique aqui e acesse o nosso E-book completo sobre este tema.
Ação promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemNovo e-book trata a diversidade do plástico e como os processos de reciclagem são tão importantes para o mundo em que vivemos
15 de maio de 2024 Ler postagemAção, que visa reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem dos resíduos, acontece simultaneamente no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).
15 de maio de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.