Por sua imensa versatilidade, o plástico entra em nossas vidas de diversas formas e está presente em vários setores da economia. Assim como a Component , que investe continuamente em alta tecnologia, a fim de oferecer produtos cada vez melhores ao mercado.
Com profissionais altamente qualificados, que sempre buscam estar atualizados sobre o que existe de mais moderno, a empresa é inspiração que não acaba mais.
Uma história de inovação e crescimento
A Component iniciou sua atuação em junho de 1960, com a fabricação de isqueiros de bolso e canetas esferográficas.
Depois disso, veio a fabricação de componentes plásticos para os setores automobilístico e eletroeletrônico.
Os dois segmentos distintos de atuação - peças técnicas e isqueiros - por muitos anos caminharam paralelamente na empresa. Uma década depois, a Component já estava exportando isqueiros para as Américas Latina e do Norte e adotou a excelência em padrão de qualidade como sua marca registrada.
À medida que novas oportunidades foram surgindo, a empresa passou a investir em máquinas de maior porte e se consolidou com a fabricação de peças técnicas injetadas para "linha branca", informática, autopeças e indústrias automobilísticas de médio porte.
Em novembro de 2006, foi a vez de a Component inaugurar sua unidade de produção para a "linha branca" em Joinville (SC), na unidade fabril da Whirlpool, empresa cliente na área de eletroeletrônicos.
Diversificação de produtos
A Component atua nos mais variados segmentos.
Para a área de informática, fabrica monitores, componentes, gabinetes de impressoras, notebooks, frontais de CPUs, embalagens para CDs e DVDs, caixas de equipamentos, modems, nobreaks e roteadores.
Para a indústria de base, peças técnicas para fabricantes de máquinas, e filtros para as indústrias de papel celulose e alimentícia.
Para a indústria automotiva, produz peças e componentes para faróis e lanternas, sistemas de refrigeração, motor, suspensão e painéis, além de peças para revestimentos interno e externo, laterais de portas, porta-trecos, consoles, colunas de revestimento, tampas de alto-falantes, alavancas de assentos, coberturas de banco, painéis, tampas de refrigeração, tampas traseiras, tampas de revestimento de porta-mala e revestimento de portas.
Para o setor de eletrodomésticos, faz peças plásticas internas e externas de refrigeradores, máquinas de lavar, fogões, TVs e equipamentos de som.
Como você pode ver, são os mais diversos produtos, todos produzidos por sistema de injeção.
Parque de máquinas
O parque de máquinas da Component é um dos mais modernos. Além de contar com máquinas injetoras de última geração, tem um dos maiores índices de robotização.
A Component dispõe de um enorme contingente de periféricos de injeção, como controladores de câmaras quentes, termorreguladores de moldes, esteiras e injeção assistida com nitrogênio.
Processo de injeção
A injeção de plásticos tem o objetivo de fundir o polímero e moldá-lo na forma adequada e de acordo com a finalidade da peça.
O plástico é de fácil moldagem, além de ser acessível, podendo ser usado em variadas aplicações.
Vamos explicar um pouco desse processo de moldagem de plásticos por injeção para que você possa compreender melhor sua funcionalidade.
Etapas
O intervalo de tempo para completar o processo da injeção de plásticos com qualidade deve ser reduzido. O processo se inicia com o aquecimento dos chamados "grânulos de plástico", que são fundidos a temperaturas que variam de 100°C a 350°C ou mais (processo de plastificação), dependendo do tipo do material plástico.
Isso acontece no interior do cilindro de uma máquina injetora, de modo que o plástico aquecido é misturado com os corantes determinados. Na sequência, com a ajuda de uma rosca (parafuso sem fim), o material já plastificado é injetado em uma ferramenta que funciona como um molde e só então é retirado de lá, após seu total resfriamento, completando assim o ciclo do processo.
Cada ciclo envolve fechamento do molde, injeção, recalque, resfriamento da peça moldada, abertura e extração do molde.
Descarte e reaproveitamento
A Component, sempre comprometida com a sustentabilidade, tem como meta reutilizar 100% dos resíduos de processos como borras, canais de injeção, peças incompletas, dentro das possibilidades de cada produto.
Assim, o pouco plástico não reaproveitado é distribuído para uma cadeia de empresas legalizadas.
Já a água que utiliza vem parcialmente de abastecimento normal e de poço artesiano. E a parcela de água com óleo descartada é encaminhada para empresas registradas.
Para mais detalhes, acesse
www.component.com.br
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.