Os frascos plásticos são os tipos de embalagens mais presentes no nosso cotidiano. Eles embalam diversas categorias de produtos que usamos e isso se deve a sua alta durabilidade, menor consumo de energia e maior facilidade de transporte e processamento. Como viver sem embalagens de sabonetes líquidos, loções, cosméticos e produtos de limpeza em geral? São vários moldes de tamanhos, roscas e tampas utilizadas no dia a dia e a gente nem presta atenção em como são fabricados, não é mesmo?
A empresa Engratech está capacitada para fabricar os mais variados perfis de frascos soprados, desde os menores de 20 ml aos maiores de 25 mil litros, nos mais diversos materiais. Cosmético, higiene e limpeza, alimentício, farmacêutico, automotivo, defensivo agrícola estão entre os segmentos atendidos pela empresa. O objetivo é desenvolver, aprimorar e produzir embalagens plásticas com alta qualidade dentro das mais exigentes especificações do mercado. Ao longo dos anos a unidade fabril se modernizou, adquiriu mais de 100 máquinas e representa importante realidade industrial no distrito de Jaguaríuna, SP.
A ENGRATECH conta com área total de 30.000 M² e 14.000 M² de área construída. Atualmente possui 318 empregados diretos. 30 clientes ativos geram a capacidade produtiva de 25..000.000 unidades/mês.
Hoje a fábrica atende e dá suporte a clientes como Cera Ingleza, Sobel, Bombril, Gtex Produtos de Limpeza, Syngenta, Monsanto, Sanofi-Aventis, L'Occitane , Jequiti, Mary Kay, Baruel, Phisalia, Zoetis, gerando em torno de 400 t/mês de embalagens plásticas e 50 mil tampas/dia.
Como é o processo de sopro convencional
O plástico granulado ou moído é despejado no funil da máquina e é transportado por uma rosca através de um cilindro. Na sequência, é fundido pelo calor do atrito e por aquele fornecido por resistências elétricas acopladas na parte externa do cilindro.
Ao passar pela matriz da unidade extrusora, o material toma a forma de uma mangueira chamada parison, que é cortada por lâmina antes que um bico de ar seja introduzido no mesmo e sopre-o para que tome a forma do molde. Após breve resfriamento, o molde se abre e a peça é ejetada.
Existem variantes do processo de sopro comum, como a injeção-sopro, em que numa mesma máquina existe a injeção da pré-forma - e logo após ela é soprada. É usado para a fabricação de frascos e garrafas em PET, já que é possível obter peças mais precisas, sem rebarbas e consequentemente sem perdas
Equipamentos
A Engratech conta com 43 equipamentos para sopro convencional desde monocamadas, multicamadas, Adiflex e PET-G nas diversas configurações, desde cabeçotes simples a sêxtuplos. Possui dez equipamentos conjugados (injeção e sopro de PET) e quatro para sopro de pré-formas, além de oito injetoras.
Decoração e rotulagem
Modernas máquinas de serigrafia estampam em até quatro cores simultaneamente embalagens cilíndricas, retangulares e ovais. A empresa conta com sala própria com equipamentos especializados para a produção e controle de telas utilizadas nas máquinas de decoração.
A rotulagem dos frascos é automática para rótulos manga e adesivo e ainda com túneis para rótulos termo-encolhíveis.
Controle de qualidade
O controle de qualidade na Engratech segue as normas ISO 9001 e é aplicado a todas as etapas do projeto de uma embalagem. Rigorosos testes feitos em laboratórios de ensaios dimensionais e dinâmicos, equipados com instrumentos de extrema precisão asseguram total preenchimento de requisitos técnicos. Medidas essas que são controladas a partir da ausência de defeitos no produto final e do atendimento das expectativas dos clientes.
Todos os frascos saem da fábrica com laudos de controle de qualidade e também existe o controle retido de amostras para a verificação de eventuais problemas, bem como a matéria-prima que é guardada por dois anos.
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia da Engratech , levando a empresa a enfrentar os mais complexos desafios do mercado de embalagens e trazendo mais facilidade à vida das pessoas. Cada um dos clientes traz características particulares que adicionam diversidade e talento ao grupo, o que tornou a empresa parceira estratégica dos seus clientes.
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.