As cores têm grande influência psicológica no ser humano. Captadas pela visão, são transmitidas ao cérebro. Consequentemente, provocam impulsos e reações em todo o corpo. Algumas tranquilizam, outras estimulam. É fácil perceber a importância das cores no momento, por exemplo, de decidir o que comprar.
Sabe o brinquedo supercolorido ou aquele lindo frasco de creme ou shampoo? Em nosso cotidiano convivemos com embalagens e produtos de plástico de todos os tipos. Suas cores e características trazem mais beleza e praticidade, tornando nossa vida mais gostosa e agradável.
Na Cromex , uma empresa brasileira com mais de 40 anos de atuação, com unidades em São Paulo e na Bahia, são produzidos masterbatches de diversas tonalidades para colorir plásticos e imprimir características especiais aos produtos que usamos todos os dias.
Cromex: especialista em cores
A empresa atua no mercado nacional e exporta os produtos para mais de 60 países. Os masterbatches produzidos pela Cromex atendem a 18 segmentos do mercado, como alimentício, automotivo, brinquedos, cosméticos, linha branca, agricultura, higiene pessoal e limpeza, entre outros.
A equipe de desenvolvimento da Cromex produz centenas de cores já existentes no mercado, além de atender a necessidades específicas dos clientes.
Segundo seu coordenador de desenvolvimento de cores e matéria-prima, Roberto Herrero Lopes, os coloristas são verdadeiros alquimistas. Além da cor, eles dedicam atenção ao toque, ao brilho e à consistência. "A tonalidade da cor é como uma receita de bolo feita com tecnologia avançada", diz Lopes.
O que são os masterbatches
Masterbatch é um composto plástico de um ou mais aditivos em alta concentração usado em segmentos da indústria de transformação plástica (sopro, injeção, extrusão, rotomoldagem, termoformagem e laminação), em resinas ou misturas, como aditivo de cor e balanceador de concentrações.
Os masterbatches não são produzidos somente para dar cor ao plástico. Existem preparados para que os produtos apresentem outras especificidades, de acordo com seu uso em diversas áreas, como agricultura, higiene, saúde, lazer, além de aplicações industriais em diversos setores.
Alguns exemplos: produtos plásticos utilizados na agricultura devem ter resistência aos raios UV, já sacos para embalamento automático de grãos, por exemplo, precisam ser abertos com facilidade no momento da operação. Os aditivos estão presentes em milhares de produtos e tornam os materiais melhores e mais adequados a diversas aplicações.
A missão do especialista de projetos e produtos Juliano Barbosa é agregar o produto químico correto para que o cliente e o usuário fiquem satisfeitos.
Natureza protegida
O coordenador de produção Islan Neves salienta que a Cromex tem um grande cuidado com o meio ambiente: é a única empresa do mercado comprometida em oferecer um portfólio de produtos isentos de metais pesados.
O tratamento de água e o refugo de materiais também são de extrema importância para a empresa, pois retornam, como pós-consumo. Islan ainda ressalta que as perdas no processo são mínimas e que a Cromex segue orientação da meta para perda zero.
Assistência técnica
A coordenadora de marketing Branca Pereira lembra que, com relação aos cuidados técnicos, há grande preocupação com a exatidão dos detalhes. A empresa oferece assistência técnica para antecipar a resolução de problemas e ainda fornece soluções nas próprias fábricas dos clientes.
A Cromex sedimenta uma história gratificante de convivência da indústria de transformação com a qualidade e o conhecimento de anos de seus profissionais. Com isso, a empresa não só aperfeiçoa cada produto, como oferece um acervo de conhecimento.
As cores podem ter infinitas combinações. Por saber disso muito bem, a Cromex busca constantemente novas fórmulas para levar aos produtos plásticos o que há de mais moderno e eficiente no mundo das cores.
Fonte: www.cromex.com.br
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.