Chegou a época do ano em que os lares ganham luzinhas pisca-pisca e as crianças ficam eufóricas com as decorações natalinas e com o Papai Noel, mas será que é possível vivenciar um Natal mais sustentável?
O Natal é uma data cristã simbólica e que geralmente marca um período de reflexão espiritual, mas também de muito consumo. Portanto, optar por presentes que possuem uma vida útil longa ou até mesmo momentos de grandes experiências com seus familiares e amigos pode ser uma excelente alternativa para presentear quem você ama.
Por isso, convidamos você a aderir a um Natal sustentável, que priorize o consumo consciente e sem desperdícios. Confira abaixo nossas dicas e de que forma você pode influenciar seus familiares e amigos:
1. Comece reutilizando as embalagens
Apesar de ser um item muito característico do Natal, as embalagens geram um grande volume de resíduos. Então, que tal reutilizar embalagens de outros anos? Em vez de escrever o nome da pessoa presenteada à caneta, pendure um cartão personalizado, para que essa embalagem possa ser usada novamente.
Uma boa dica é dar preferência para embrulhos que você já tenha guardado em casa, que possam ser reaproveitados posteriormente. Para objetos de vidro ou que quebram, busque envolvê-los com jornal ou plástico bolha, que, inclusive, podem servir de novos embrulhos no futuro.
2. Que tal um presente diferente?
Está no dilema sobre que presente dar a alguém querido neste Natal? Temos uma sugestão: dê uma experiência, em vez de um objeto. A explicação é simples: as boas lembranças proporcionam felicidade contínua e ficam na memória.
Um ingresso para uma peça de teatro, um curso relacionado a algum hobbie, um jantar em um restaurante legal ou até mesmo uma viagem podem ser uma boa pedida.
3. Opte por produtos locais
Valorize as lojas do seu bairro neste Natal. Além de apoiar pequenos negócios independentes, confeiteiros ou artesãos, você provavelmente fará descobertas de produtos incríveis, que não encontrará em nenhum outro lugar. Apoiar pequenas empresas é uma atitude sustentável porque ajuda a impulsionar uma economia local.
4. Transforme uma planta em Árvore de Natal
Algumas plantas que você tenha em casa podem ser enfeitadas com luzes e bolas, oferecendo uma opção de decoração moderna e ao mesmo tempo sustentável. Aproveite esta ideia ;)
5. Faça você mesmo: DIY
As Árvores de Natal e as decorações são algumas das partes mais divertidas, mas podem sair bem caras. Por isso, pense em criar itens decorativos a partir de coisas que já tem na sua casa ou adaptar as decorações dos anos anteriores. Reaproveite embalagens de presentes, cartões, papelão, recortes de revistas, plástico bolha e sucatas.
Usando pequenos truques e muita imaginação, será muito fácil deixar sua casa em grande estilo. Veja como surpreender os seus convidados usando o que você já tem disponível:
Garrafa PET:
São inúmeras as possibilidades com garrafas PET, desde luminárias, guirlandas, castiçais, tampinhas de garrafa como decoração para sua Árvore de Natal e até bonecos que imitam neve para decorar o quintal. Veja:
Legenda da imagem: Garrafa PET com gargalo cortado e pisca-pisca decorativo dentro.
Legenda da imagem: Bonecos de neve construídos com garrafa PET pintada de branco.
Legenda da imagem: Linda guirlanda de garrafa PET pintada com spray dourado.
Legenda da imagem: Castiçais superfáceis e práticos de serem feitos, que certamente podem deixar sua mesa mais sofisticada.
Cápsulas de café
Sabe as cápsulas de café que você joga fora? Que tal reutilizar para enfeitar sua árvore?
Para montar esse enfeite, basta você ter as cápsulas higienizadas e um fio de silicone para amarrá-las numa espécie de corda. Você pode, inclusive, pendurar as cápsulas em um cordão com pisca-pisca.
Legenda da imagem: Cápsulas de café podem se transformar em lindos enfeites na sua árvore de Natal.
Fitas e copinhos plásticos
Pequenos copinhos que são utilizados para servir doces em festa podem imitar os sinos de Natal. Para isso, separe um fio metálico, fitas e os copinhos para decorar onde quiser.
Bolinhas criativas
Se você enjoou dos seus enfeites de Natal, essa ideia vai salvar a sua árvore. Para montar essa peça, você apenas tem que fazer a colagem de botões e miçangas.
Basta reunir a família para colocar a criatividade em prática sem moderação!
Recicláveis nas festas de fim de ano: itens descartáveis levam praticidade à mesa
Quem abre sua casa para receber familiares e amigos nas festas de fim de ano sabe como é cansativo ter que limpar tudo depois de finalizar uma comemoração. Nessa hora, a praticidade e rapidez fazem uma grande diferença para economizar tempo e aproveitar ainda mais as datas especiais.
Os itens mais utilizados são copos, potes, formas de alumínio, pratos de diversos tamanhos, embalagens para bolos e sobremesas, toucas e luvas, talheres e muito mais.
Uma dica importante: ao organizar a casa no pós-festa, não esqueça de fazer a separação correta dos materiais recicláveis do que é resíduo orgânico. E mais, higienizar as embalagens antes de destiná-las pode facilitar o processo de triagem nas cooperativas e reciclagem nas indústrias.
Legenda da imagem: Mesa com ceia natalina e vários recipientes plásticos.
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.