Inovações na área de saúde são sempre surpreendentes, em particular aquelas que são favorecidas pelo uso do plástico. Avanços na tecnologia médica são positivos para todos, desde os bebês até os idosos.
Enxerto de pele feito de plástico
Um time de engenheiros e químicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo tipo de enxerto de pele feito com plástico. Há duas grandes vantagens com relação aos enxertos já existentes. A primeira é o fato de poder se regenerar ilimitadamente, sendo que o processo leva cerca de 30 minutos em temperatura ambiente. A segunda é ser sensível ao toque, graças à capacidade de conduzir eletricidade, algo nunca antes realizado.
Os recursos que tornam essa novidade tão exclusiva foram obtidos por meio da mistura de dois materiais: o plástico, para proteger a região onde é aplicado, e pequenas partículas de níquel, ótimo condutor de eletricidade.
A tecnologia ainda está passando por testes, mas é uma promessa para a recuperação de lesões nesse órgão tão importante para o nosso corpo.
Próteses mecânicas de plástico ecológico
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA - poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico -, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
As próteses impressas em 3D podem ser usadas diretamente pelo paciente e também servem de modelo para a produção de equipamentos em outros materiais.
Impressão 3D
Por que a impressão 3D com plástico é tão revolucionária? Em grande parte, porque permite que os técnicos de uma variedade de indústrias criem de maneira rápida e fácil modelos 3D totalmente personalizáveis.
E se os técnicos pudessem aplicar essa tecnologia para criar uma réplica plástica do coração de um paciente, para que os cirurgiões pudessem estudá-la antes da operação? Isso já está acontecendo. Cirurgiões hoje podem usar o modelo plástico para planejar detalhes do procedimento antes mesmo de começar as operações, reduzindo os riscos para o paciente.
Dessa forma, "a impressão em 3D tem colaborado com a medicina, ao possibilitar a criação de biomodelos, objetos que reproduzem nos mínimos detalhes a anatomia do órgão de um paciente, permitindo que os médicos diagnostiquem com mais precisão e façam um preparo mais minucioso do procedimento cirúrgico", diz Fábio Fernandes, cardiologista do Instituto do Coração (Incor).
Coração 3D
Uma réplica do órgão em 3D é essencial quando o quadro de um paciente se mostra tão complexo que os exames de imagem não são suficientes para auxiliar os médicos no procedimento. Foi isso que fizeram médicos de um hospital de Nova York que conseguiram salvar a vida de um bebê com apenas duas semanas de vida graças ao auxílio de um coração 3D. Tendo a réplica em mãos, os cirurgiões puderam avaliar, com precisão, cada detalhe da anatomia do coração. Consequentemente, ao final do estudo, os médicos sabiam exatamente quais estruturas mereciam intervenção e como chegar a cada uma delas.
Um exame de imagem pode ser perfeito e dar uma boa ideia do que os médicos irão encontrar, "mas o fato de estudar o órgão tridimensionalmente, colocando a mão e o vendo sob todas as posições traz uma contribuição muito maior do que a imagem sozinha", completa Fernandes.
Cirurgias de coluna
Impressão 3D também auxilia os médicos a planejar cirurgias de coluna e fazer diagnósticos, segundo o cirurgião-ortopedista Paulo Santa Cruz, da Rede D'Or São Luiz, Unidade Morumbi. "Quanto mais precisa a réplica em plástico, maior a ajuda na cirurgia de coluna para a colocação de pinos, por exemplo", diz ele.
Todos conhecemos alguém com problemas de saúde relacionados à pele, ao coração, à coluna ou a qualquer outro órgão, por isso é ótimo saber que essas e outras inovações médicas de ponta estão sendo possíveis graças ao plástico, que está ajudando as pessoas a ter a vida mais longa e mais saudável.
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.