Neste ano de 2018, além de superestrelas, gols, cartões vermelhos, pênaltis e torcidas apaixonadas, os fãs de futebol verão muita tecnologia em campo. E o plástico desempenha um papel muito importante em toda essa inovação.
Proteção
Caneleiras são uma das poucas peças de proteção que os jogadores podem usar no campo de futebol. Eles antigamente contavam com pares extras de meias, caneleiras com ripas de madeira ou nada, mas hoje proteções plásticas fazem parte do jogo. A última inovação? Protetores de plástico que incorporam células de ar para ajudar a proteger as pernas dos jogadores do impacto de bolas que atingem velocidades de quase 100 km/h.
Equipamentos
Os plásticos modernos transformaram uniformes e luvas de futebol. Jogadores e árbitros usam uniformes duráveis, resistentes a rasgos e desbotamento e que, muitas vezes, são feitos de poliéster, uma fibra de plástico.
A equipe do Brasil e muitas outras usam camisas feitas de garrafas plásticas recicladas - e os torcedores também podem comprar essas camisetas. Imagine os goleiros tentando bloquear uma bola de chute de pênalti sem as luvas que permitem melhor aderência na bola, mesmo quando molhada e escorregadia. As palmas das luvas podem ser preenchidas com espuma de látex, que ajuda a absorver o impacto da bola para que o goleiro possa defender o gol.
Chuteiras
Sem chuteiras, mesmo o melhor jogador teria dificuldade de manter a tração no campo. Chuteiras de base plástica são resistentes à água, duráveis e fáceis de limpar e cuidar. E as de alta tecnologia de hoje em dia são feitas de combinações de plástico avançadas que podem ajudar a melhorar o desempenho, reduzindo drasticamente o peso. Inspiradas em calçados de corrida de ciclismo, a parte superior em microfibra de plástico ultraleve das chuteiras é presa a uma sola de plástico fina, eliminando a palmilha rígida e pesada de outras similares.
Bola
Até a bola de futebol é de alta tecnologia - e de plástico. Feita de espuma plástica, também tem cobertura de plástico, que proporciona amortecimento e durabilidade excepcionais, para ajudar os jogadores a obter o máximo controle.
Campo
Palco do campeonato deste ano, a Rússia foi pioneira na grama sintética para futebol e será a primeira vez na história que partidas do Mundial masculino serão disputadas em gramado artificial. O Luhzniki foi o primeiro estádio a ter autorização da FIFA para a instalação de grama sintética para futebol. O campo macio e durável permite jogar durante todo o ano, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis. O gramado sintético mais comum utilizado no futebol internacional é uma mistura de fibras de plástico semelhantes à relva. Esse gramado de plástico economiza água e requer menos manutenção do que a grama natural. Também reduz o escoamento de irrigação e elimina resíduos verdes, como recortes de grama.
Gol
A rede do gol costuma ser construída com polipropileno de alta resistência, semelhante à corda de alpinismo, que é extremamente forte e dura muito tempo.
Economia de energia
Produtos de construção civil e isolamento de plástico economizam uma enorme quantidade de energia. Já pensou quanta energia é necessária para abastecer estádios de futebol, principalmente para aquecimento e resfriamento? Os produtos de construção de plástico - desde o isolamento com espuma a calafetadores/vedantes e tubos em PEX (polietileno reticulado) - ajudam a economizar muito no uso de energia.
Estádios
A torcida assiste aos jogos confortavelmente em cadeiras plásticas e os estádios também contam com coberturas de alta tecnologia. Devido à leveza, transparência e versatilidade, o plástico policarbonato é o material ideal para aplicações em tetos solares de estádios. A estabilidade e o alto nível de resistência a impacto das camadas de policarbonato, junto ao seu peso relativamente baixo, garantem maior segurança e praticidade ao produto. Outro benefício é que ambos os lados das placas oferecem proteção contra os raios UV e permitem também alta incidência de luz no campo. Além disso, protegem os espectadores e os jogadores das adversidades climáticas.
Chegou a hora do barulho!
Dois mil e dez foi o ano da "vuvuzela" - uma haste de plástico que ficou muito popular entre os fãs de futebol. Originalmente feita a partir do chifre de antílope kudu, as versões de plástico de hoje tornaram-se um emblema de jogos de Copas do Mundo.
Você está pronto para torcer? Nós estamos!
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.