Você já olhou em volta durante uma consulta com seu dentista? Existem dezenas de instrumentos, ferramentas higiênicas e aparatos odontológicos viabilizados pelo plástico. De luvas de exame a seringas estéreis, os plásticos são onipresentes na área odontológica porque ajudam a nos proteger, resguardam contra a contaminação e salvam sorrisos. Os avanços recentes podem levar a muitas outras inovações nos cuidados odontológicos e auxiliar pessoas em todo o mundo.
Falam os especialistas
Segundo a especialista em periodontia doutora Andrea Correa da Silva, os cuidados odontológicos que existem graças ao plástico incluem luvas e toucas descartáveis, óculos e viseiras de proteção, protetores auriculares, espátulas, bandejas, sugadores de saliva, barreiras plásticas em instrumentos com motor, seringas de irrigação e cânulas de aspiração de canal, embalagens de filmes de raio X ou sensor de raio X digital, posicionadores de raio X, arco de isolamento absoluto, parte das embalagens que são esterilizadas nas autoclaves, embalagens de agulhas descartáveis e a maioria das embalagens de diversos outros produtos usados no dia a dia do consultório dentário.
Ela ainda salienta que a própria cadeira odontológica tem grande parte da estrutura atual em plástico, sendo mais leve que as antigas. "Máquinas e equipamentos como amalgamador, cabo e mangueira de ultrassom também têm componentes plásticos", diz.
A doutora Andrea mostra que no mobiliário do consultório, além da cadeira, o cabeçote e o disparador do raio X são de plástico, assim como banquetas auxiliares, suporte de papel-toalha, saboneteira, porta-fio dental, dentre outros.
Prevenindo a dor na cirurgia
A dentista conta ainda que materiais para anestésicos também podem ser de plástico, como tubetes e embalagens de anestésico tópico. "Durante uma cirurgia, o plástico está presente no sugador cirúrgico, na seringa de irrigação e na embalagem do soro estéril", completa.
Inovações em plástico nas próteses dentárias
Atualmente está ocorrendo uma verdadeira revolução na odontologia brasileira, com a utilização das impressoras 3D. "Estamos criando réplicas de mandíbula, crânio, arcadas dentárias, projetos de próteses, entre outros, diz o protético Cláudio Fonseca.
Os tipos de plástico mais usados nesse setor da odontologia são ABS (acrilonitrila butadieno estireno), um plástico leve e resistente; o PLA (ácido polilático), um polímero biodegradável, e o PMMA (polimetilmetacrilato), lembra ele.
Como sabemos, existem dois tipos de próteses: fixas e removíveis. E há novidades nos dois, segundo Fonseca. "Em prótese fixa, estamos imprimindo dentes provisórios e fresando dentes definitivos em PMMA." E continua: "Em prótese removível, estamos imprimindo os projetos para armações serem fundidas posteriormente".
Outros tratamentos dentários que utilizam plástico são os aparelhos ortodônticos, as placas para tratamento de bruxismo, os alinhadores. Em sua fabricação, "estão utilizando impressoras 3D", afirma o protético.
Mais novidades que envolvem o plástico
Seguindo com a tecnologia da impressão 3D, o professor Eduardo Sakai destaca com propriedade que "atualmente a novidade é a possibilidade de obtermos modelos das bocas pós-captação das imagens via scanner intraoral colorido, imprimindo-os em impressora 3D".
Ele ressalta que as vantagens encontradas pelos dentistas quando o plástico é usado são rapidez, higiene, processo de obtenção que não incomode o paciente - como o escaneamento, em vez de moldagem -, o uso de um material muito resistente, de alta qualidade de reprodução e reciclável.
Na odontologia, Sakai ainda acha relevante a atual utilização do plástico de alta qualidade, por exemplo, para a reprodutibilidade na proporção de centésimos de milímetro. E aponta para uma evolução ainda maior: "Esse processo de obtenção de modelos é irreversível no sentido evolutivo de usarmos um material com excelentes qualidades, reciclável e que não nos exige armazenar, pois salvamos os arquivos e podemos imprimir novamente no momento que assim o necessitarmos".
Sakai continua explicando que, hoje, articuladores que eram de alumínio ou aço são fabricados em plástico. "Embalagens, bandejas para instrumentos, filme plástico para embalar instrumentais para esterilização via autoclave nos induzem a crer que a aplicabilidade do plástico na odontologia irá aumentar."
Se pensar, todas as ferramentas odontológicas de plástico que você agora sabe que há no consultório do seu dentista são inovações que antes pareciam impossíveis, mas que hoje fazem parte do dia a dia. E os plásticos continuarão a ajudar a impulsionar inovações nos cuidados odontológicos com os quais sonhamos.
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.