Plástico para ir e vir
A presença do plástico em carros, aviões, caminhões, ônibus e bicicletas pode ser percebida cada vez mais. A razão da disseminação do seu uso é que o plástico reduz o custo e o peso dos veículos, economiza combustível e melhora o nível de segurança de motoristas e passageiros. Além disso, o material proporciona melhor acabamento e possibilita que os veículos sejam concebidos de forma mais moderna, bonita e versátil.
Calcula-se que, entre peças e componentes, são empregados polímeros numa proporção entre 8% e 10% do volume e peso total em diversos modelos de automóveis.
Os veículos brasileiros levam de 100 a 150 quilos de material plástico, enquanto na Europa chegam a ter mais de 200 quilos em sua estrutura.
Transporte rodoviário
A locomoção por vias terrestres ainda é a preferida entre os brasileiros, que, às vezes, cruzam o país pelas rodovias e em transportes coletivos.
Segundo estimativas, 95% das pessoas que utilizam esse tipo de transporte escolhem o ônibus como meio de locomoção. Noventa milhões de viagens terrestres são realizadas diariamente no Brasil, sendo que, dessas, 92% são feitas de ônibus. O metrô fica com 4% e o transporte ferroviário, com os outros 4%.
O setor de transporte ocupa hoje o quinto lugar entre as atividades essenciais para o Brasil e é responsável por 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. O serviço de transporte interestadual e internacional movimenta mais de 140 milhões de passageiros por ano.
Uso amplo e diversificado
A indústria do transporte adota ainda peças de plástico para revestimentos interno e externo, laterais de portas, porta-trecos, consoles, colunas de revestimento, tampas de alto-falantes, alavancas de assentos, coberturas de bancos, painéis, além de tampas de refrigeração, tampas traseiras, tampas de revestimento de porta-malas e revestimento de portas. Tudo para que você viaje sempre confortável e em segurança.
A fim de reutilizar o plástico e evitar seu descarte no ambiente, a indústria desenvolve técnicas que transformam peças antigas e retalhos descartados em novos produtos, para atender às necessidades mais diversas. Exemplos de reaproveitamento do plástico são peças e componentes para faróis e lanternas, e peças para sistemas de refrigeração, motor e suspensão.
Bicicleta feita de plástico
Alguns itens isolados de bicicletas são produzidos em plástico há muito tempo, mas a primeira bicicleta com o quadro feito de plástico reciclável é novidade no mercado e é brasileira. Ela é fabricada em São Paulo, sob encomenda, sendo produzida a partir de plástico descartado de garrafas PET, embalagens e peças de geladeira. Pelo menos 2.500 pessoas estão na lista de espera para tornarem-se proprietárias de uma Muzzicycle .
A invenção é do artista plástico uruguaio Juan Muzzi. Radicado em São Paulo, ele iniciou, em 1998, pesquisa de materiais PET e Nylon como fontes de matéria-prima. A produção, concluída em 2008, necessitou de um ano de testes para garantir o selo de qualidade do Inmetro para a comercialização do produto. A bike foi patenteada na Holanda em 2012 e é mais flexível, barata e resistente, porque o plástico não enferruja e, ainda, "absorve impactos do solo, protegendo a próstata e a coluna dos ciclistas", comemora Muzzi.
O processo que transforma resíduos sólidos em uma bicicleta começa com os plásticos descartados sendo cortados em pedaços pequenos e depois transformados em grãos. Em seguida, recebem uma resina especial que garante a resistência adequada. Um dos aditivos químicos protege o plástico do sol. A mistura é posta em uma máquina injetora que a colocará no molde. A injeção leva em torno de 4 minutos e a peça segue para o resfriamento. Após 5 horas o quadro está pronto para virar bicicleta. O interessante é que cada peça é exclusiva, já que nenhum lote dos resíduos plásticos é exatamente igual.
Desde este ano, as bicicletas já podem ser feitas a partir de fontes renováveis, como o Plástico Verde. "No futuro, pretendemos que sementes sejam depositadas dentro do quadro de Plástico Verde, assim, quando a bicicleta estiver no limite do desgaste, poderá ser enterrada e nascer uma planta", diz entusiasmado Muzzi.
Com tantos pontos a favor, não é por acaso que o plástico é o material escolhido para fazer parte da produção de diversos meios de transporte.
Fontes: Departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil; Plastivida; pesquisa sobre mobilidade urbana da Rede Nossa São Paulo; pesquisa do Sindicato das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo - Setpesp.
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A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
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