Os produtos fabricados através do processo de rotomoldagem atendem a diversos segmentos, desde a indústria e o comércio até condomínios e uso doméstico. Lixeiras, bandejas, caixas térmicas, tanques para combustível, flutuadores, sinalização rodoviária, parquinhos de recreação infantil, citando apenas alguns que fazem parte do nosso dia a dia.
Produzidos em uma peça única, perfeitamente lisa, sem emendas e cantos vivos, não soltam farpas, o que facilita muito a esterilização e limpeza. Também são resistentes a intempéries e dificilmente quebram ou amassam. Todos os modelos são leves, de fácil manuseio e manutenção e 100% recicláveis.
O processo
A rotomoldagem é um processo industrial de transformação de termoplásticos ou termofixos, que produz desde peças técnicas simples a peças com alto nível de complexidade, com baixo custo para fabricação de moldes se comparadas aos processos de injeção, sopro e vácuo.
Também são fabricadas peças completamente herméticas e ocas, pequenas como uma moeda ou de enormes proporções como tanques ou silos de mais de 25.000L de capacidade.
Neste processo podem ser fabricadas peças em polietileno, poliamida, PVC, policarbonato ou vários outros tipos de termoplásticos ou termofixos.
O processo consiste, resumidamente, em quatro fases distintas: carregamento do molde com a matéria-prima geralmente em pó, aquecimento do molde, resfriamento e desmoldagem da peça obtida.
Para saber mais, vamos conhecer a Resiplastic, que está na vanguarda da rotomoldagem.
Um pouco de história
Atualmente a Resiplastic é líder nacional no segmento de rotomoldagem. A empresa iniciou as atividades em 1987, na cidade de Ribeirão Pires, ABC Paulista, tendo como seu primeiro produto boias para a indústria pesqueira. Em 1989, expandiu-se no ramo de peças termoplásticas, com o desenvolvimento de caixas de semente e de adubo para máquinas agrícolas de plantio direto.
Devido ao aumento da demanda e a abertura de novos setores, a empresa teve a necessidade de aumentar sua capacidade física e produtiva, mudando-se em 1996 para instalações próprias na cidade de Mauá.
Em 2002 fechou uma parceria com a empresa norte-americana Rubbermaid para produção de brinquedos rotomoldados para sua filial Little Tikes e a fábrica foi ampliada com a construção de um novo galpão e aquisição de novas máquinas.
Atualmente, a Resiplastic atua em diversos segmentos com sua linha exclusiva de produtos e, principalmente, como prestadora de serviço para grandes montadoras multinacionais de máquinas e equipamentos agrícolas, automotiva e de construção civil. A empresa conta com três unidades instaladas em regiões estratégicas do Brasil: Mauá (SP), Montenegro (RS) e Catalão (GO), para garantir uma logística que reduz tempo e custo com transporte.
Engenharia
A equipe da Resiplastic conta com engenharia especializada em desenvolvimento de produto, processo e qualidade, além de um laboratório para ensaios nas matérias-primas e no produto acabado, de acordo com normas ABNT, ISO ou exigidas pelos clientes.
O gerente administrativo, Ivan Abrahão Salgueiro, diz que "rotomoldagem é um dos processos mais antigos usados para se obter peças plásticas, que começou logo depois da Segunda Guerra Mundial". No entanto, a rotomoldagem passou a ganhar maior visibilidade nos últimos anos, se destacando como um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo dentro do setor de transformação de plásticos.
Moldes
O molde para rotomoldagem pode ser de alumínio, cobre, níquel ou aço.
A rotomoldagem usa moldes de grande porte de acordo com cada cliente e a Resiplastic expandiu seu know-how para a fabricação de moldes, formando uma equipe especializada.
A empresa confecciona moldes em alumínio fundido e usinado e, para isso, investiu em equipamentos de última geração. Ivan conta que a Resiplastic desenvolveu o processo de construção de moldes para rotomoldagem a fim de melhorar a qualidade do produto acabado e de atender às expectativas de seus clientes.
Produtos plásticos fabricados por rotomoldagem também são leves, duráveis, resistentes e apresentam muitos outros benefícios que você pode sentir no dia a dia.
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.