É fundamental que as empresas compreendam que a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo para seus nego´cios. Veja algumas das principais tendências de iniciativas transformadoras para o mundo.
Há décadas o plástico traz inovações de inegável importância para o desenvolvimento da sociedade. Além de características como leveza, versatilidade, resistência, durabilidade e alta capacidade de reciclagem, o plástico está sempre acompanhando as evoluções científicas e tecnológicas, viabilizando transformações significativas em setores estratégicos da economia como: comunicação , construção civil , agricultura , saúde , alimentação , automotivo , esportes , entre outros.
Para garantir a cadeia sustentável da indústria transformadora de plásticos é necessário que se reconheça a importância dos aspectos ambientais, sociais e econômicos na gestão de recursos, processos e pessoas, bem como o desenvolvimento de produtos e o relacionamento com sua cadeia de valor e com a sociedade. O verdadeiro ganho ocorre quando as empresas compreendem que a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo para seus negócios.
Conheça agora algumas das principais tendências de iniciativas que, mesmo simples, podem gerar grandes transformações para um mundo mais sustentável.
1. GESTÃO DE INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
Promoção de atividades produtivas com o uso mais eficiente de recursos garantindo economia no uso de matérias-primas e de insumos.
2. DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISES DE CICLO DE VIDA DE PRODUTO
Ferramenta que auxilia empresas a mensurar e a avaliar a pegada ecológica daquilo que se produz potenciais impactos ao meio ambiente causados por um determinado produto. A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é o principal instrumento para avaliar o impacto ambiental total de um produto, somando todas as suas fases, da extração de matérias-primas até a gestão de resíduos pós-consumo.
3. ECODESIGN DE PRODUTOS
A preocupação ecológica na fase de seu projeto é uma das principais tendências na indústria plástica. Desde a concepção do produto, os fatores de sustentabilidade são levados em conta para que se utilize o mínimo de recursos naturais, que o peso e volume facilitem o transporte, e que seja de fácil descarte, reaproveitamento e reciclagem
4. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS AMIGÁVEIS AO MEIO AMBIENTE
Estão em alta os produtos amigáveis ao meio ambiente (environmentally friendly) como
bioplásticos
derivados de fontes renováveis. No caso do Brasil, a fonte é a cana-de-açúcar.
5. GESTÃO DA INOVAÇÃO
Investimentos em pesquisa e parcerias com Universidades para encontrar soluções mais sustentáveis nas etapas de fabricação ou produção dos produtos podem fazer com que empresas sejam pioneiras e líderes em seus segmentos, além de contar com incentivos fiscais para projetos de natureza socioambiental.
6. DESENVOLVIMENTO HUMANO DENTRO E FORA DA EMPRESA
A preocupação com o desenvolvimento e o bem estar de seus funcionários podem ser observados em práticas sociais das empresas, ou seja, na gestão de seus colaboradores e no seu relacionamento com a sociedade. Cada vez mais empresas compreendem a importância de seu capital humano para o sucesso duradouro.
7. GESTÃO DA FASE PÓS-CONSUMO
O tratamento adequado das embalagens após o uso final dos produtos é uma das principais questões quando se trata de sustentabilidade. Reciclagem é, atualmente, um dos grandes temas da cadeia do plástico pela constatação de seus benefícios ecológicos, sociais e econômicos, incluindo o potencial de rentabilidade para recicladores e transformadores.
8. ECONOMIA CIRCULAR
Baseada no princípio dos 3R (redução, reúso e reciclagem), a economia circular propõe um fluxo fechado de materiais e energia por meio de múltiplas fases. Para definir as rotas de implementação da economia circular, as escolhas devem ser sustentáveis e não considerar apenas os aspectos de eficiência de recursos no fim de linha (end-of-pipe) de um produto.
9. ADESÃO A COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS
A adesão voluntária da empresa às iniciativas nacionais e internacionais no caminho do desenvolvimento sustentável contribui para comunicar sua filosofia, responsabilidade e valores por meio de ações práticas de engajamento.
10. PARCERIAS COM A SOCIEDADE
Governos, consumidores, sociedade, empresas, investidores, colaboradores e parceiros. Todos devem estar em sinergia para que as estratégias de sustentabilidade da empresa sejam viáveis, eficazes, impactantes e bem sucedidas.
Que tal conhecer agora outras inovações do plástico para um mundo mais sustentável?
Agora você já sabe #PLASTICOTRANSFORMA
Fonte:
Impactos ambientais causados pelos plásticos
http://www.sustentabilidades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54:sindicato-destaca-a-sustentabilidade-do-plastico-&catid=3:noticias
http://arq.apexbrasil.com.br/arquivos/guiasusten.pdf
(PRINCIPAL FONTE)
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.