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Educação

Um longo caminho: as mulheres da indústria do plástico

8 de março de 2023

Desafio e superação

"Quando nós (mulheres) entrávamos para uma empresa, éramos a minoria. Na área do laboratório, por exemplo, que foi onde eu comecei, era só eu de mulher entre quatro homens", explica  Ana Rita Segismundo Molessani, sócia S&M Representações e ex-professora do SENAI que lecionou para muitas mulheres da área. "Entrei jovem ainda, com experiência zero, para ser estagiária. Naquela época, eu sofria bullying por ser mulher, baixinha... (risos). Então, temos que ter determinação e saber o que a gente realmente quer ter de conquista na vida."

"A mulher precisa provar o seu valor e mostrar que o que estamos falando é baseado em conhecimento e experiência", afirma Simone Orosco, sócia-proprietária da C3P2, empresa que atua com representação de vendas e educação a respeito do plástico.

Com mais de 30 anos na área do plástico, ela é apenas um exemplo entre as muitas mulheres que tiveram que se firmar no mercado. Porém, com o avanço das mulheres no setor, há hoje um otimismo sobre a ascensão feminina no segmento."O que eu vejo é que as mulheres se dedicam e trabalham muito e conseguem resultados. Também conseguem melhorar o ambiente de trabalho, promovendo uma interação mais leve e melhor entre as pessoas". 

O futuro

Felizmente, esse sentimento também tem o apoio dos números: o relatório Diversity Matters: Latin America, da McKinsey&Company, indica que uma empresa mais diversa tem uma performance financeira 20% melhor que a empresa que não busca promover políticas de diversidade.

Simone Orosco finaliza e tem esperanças para o futuro. "É um caminho longo a ser seguido, mas percebemos as melhorias no dia a dia", finaliza.

 

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