O plástico é a matéria-prima para a produção de diversos tipos de produtos e, desta vez, as estradas são as protagonistas. Diferentemente do asfalto, o plástico usado nas estradas poderá ser reciclado.
Países como Austrália, Indonésia, Índia, Reino Unido e EUA já constroem estradas feitas de plástico triturado, que são unidas com cola de polímero. Essas estradas não desenvolvem buracos nem rachaduras, mesmo após anos de uso, e são mais baratas de serem construídas. Desde 2016, há mais de 33 mil quilômetros dessas estradas na Índia.
Um exemplo é a empresa MacRebur , criada na Inglaterra, que está usando resíduos plásticos para criar um novo tipo de asfalto.
No segundo semestre de 2018, foi inaugurada uma ciclovia com cerca de 30 metros feita com 70% de plástico reciclado e 30% de polipropileno, um termoplástico reciclável. A ciclovia foi implementada em Zwolle, na Holanda. Uma segunda ciclovia-piloto está sendo construída na cidade de Giethoorn, também nos Países Baixos.
O que chama a atenção é que o futuro pode ter mais estradas de plástico reciclado, reduzindo, assim, o impacto ambiental.
Mas não pense que por ser de plástico as estradas são mais frágeis, pois o material reutilizado é três vezes mais durável e sobrevive a grandes mudanças de temperatura.
As estradas de plástico também são mais leves e reduzem o impacto no solo, podendo ser construídas em poucas semanas e, inclusive, ser ocas, facilitando a passagem de tubos e cabos por dentro delas.
A cidade holandesa de Roterdã afirma que está considerando implantar o sistema como uma alternativa mais sustentável. A prefeitura já assinou um acordo para realizar o primeiro teste da tecnologia, que pode ficar pronta em até três anos.
Tomara que, em breve, mais países demonstrem interesse no desenvolvimento sustentável de rodovias com plástico reciclado. Afinal, o que tem valor não se torna resíduo.
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.