O Índice de Reciclagem de Plásticos Pós-Consumo no Brasil é um estudo que mapeia o desempenho da indústria de reciclagem no país, analisando tanto os resultados atuais quanto sua evolução histórica. Encomendado pelo Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa do PICPlast, e conduzido pela MaxiQuim, o levantamento ressalta a função estratégica do plástico reciclado na promoção da sustentabilidade, na economia circular e na geração de impactos econômicos e sociais significativos.
Após um ano de retração em 2023, a indústria brasileira de reciclagem apresentou sinais de recuperação em 2024 .O índice geral de reciclagem mecânica alcançou 21%, enquanto o índice específico para embalagens plásticas pós-consumo chegou a 24,4%.
Principais resultados da pesquisa:
O estudo demonstra que o plástico reciclado vai muito além de um insumo sustentável. Ele se torna uma solução estratégica, capaz de gerar emprego, inovação tecnológica, crescimento econômico e benefícios sociais, consolidando práticas de economia circular em todo o país.
Baixe nosso material sobre os resultados de 2024.
O estudo revela sinais de melhora na reciclagem de plásticos, com base no levantamento anual encomendado pelo Movimento Plástico Transforma em parceria entre ABIPLAST e Braskem.
Leia maisAtividade educativa e de limpeza na Praia da Boa Viagem reforça importância da educação ambiental na prática e o engajamento da comunidade escolar
Leia maisDa escova para cabelo ao travesseiro, descubra como o plástico contribui para conforto, praticidade e durabilidade no seu cotidiano.
Leia maisMovimento Plástico Transforma e SOLOS unem forças pelo meio ambiente
Leia maisVeja como o futuro dos transportes está mais leve, eficiente e sustentável com a inovação que está transformando a mobilidade.
Leia maisO público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.