A questão do descarte de resíduos é um tema que o Movimento Plástico Transforma gosta de debater e orientar você. Por isso, preparamos este conteúdo que, além da reflexão sobre a importância de reduzir a quantidade de resíduos que nós produzimos, traz algumas dicas simples de como você deve descartar corretamente os resíduos produzidos na sua casa.
A conscientização
Sabemos que a conscientização sobre o volume de resíduos que produzimos é importante, mas vale lembrar que, mesmo quem faz o possível para reaproveitar, ainda assim também descarta. Sendo assim, vamos pensar além da redução dos resíduos? Hoje, temos muitas possibilidades de reuso e reciclagem. Pensar no ciclo completo vale a pena ;)
Além disso, você colabora com o trabalho dos coletores, cooperativas e até com o programa de coleta seletiva da sua cidade. Proporcionar segurança a todos os envolvidos também é tarefa de cada um de nós.
Diminuindo os resíduos
Diminuir a quantidade de material descartado também é uma forma de contribuir para a cadeia da reciclagem, por isso:
Separando os resíduos
Antes de pensar em separar, é preciso conhecer as categorias de resíduos domésticos existentes:
Clique aqui e saiba quais materiais estão dentro de cada categoria .
O que pode ser reciclado
Embora os itens estejam separados por tópico, você não precisa utilizar sacos de descarte de diferentes cores para separar os materiais - basta limpá-los ou lavá-los. Assim, você pode separar:
Tudo isso pode ser reaproveitado. Entenda como
Como lavar os materiais
Não tem segredo: basta usar água e detergente de reuso da lavagem de louças ou roupas. Mas lembre-se: se lavou, deixe secar! Isso ajuda que esses materiais não se tornem depósito de microrganismos e vetores de doenças. Além disso, é importante respeitar o trabalho dos catadores de recicláveis, colaborando com a segurança sanitária desses agentes que vão manusear os itens.
Legenda da imagem: Lembre-se sempre de descartar objetos limpos e secos para evitar a propagação de vetores.
Como descartar
Objetos como lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, pilhas e baterias requerem um descarte específico e por isso, em hipótese alguma, devem ser descartados no lixo comum!
Veja as particularidades de descarte de cada um desses itens. BAIXE AGORA !
E por fim
Por menor que possa parecer, toda mudança - no sentido de reuso, descarte correto, reciclagem e colaboração - traz benefícios para cada um de nós, para os trabalhadores envolvidos, para a economia local e para o planeta!
Seus hábitos mais sustentáveis podem influenciar familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e todos ao seu redor, formando uma corrente do bem com a gente!
Quer saber mais sobre o descarte correto em casa? Clique aqui e acesse o nosso E-book completo sobre este tema.O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.