As diferentes resinas plásticas são a base da matéria-prima de diversos produtos. Materiais reciclados, geram a matéria-prima na forma de grânulos para as indústrias de transformação.
Na Cadeia Produtiva do Plástico, a polimerização é quando ocorre a reação dos produtos químicos para a fabricação das diferentes resinas plásticas (PE, PP, PVC, EVA etc.). Pensando em trazer uma solução sustentável para o planeta, foram desenvolvidos também os bioplásticos , materiais originados de fontes renováveis, como, por exemplo, a cana-de-açúcar. O bioplástico entra no mesmo processo de polimerização das Indústrias de 2ª Geração. A partir de então, os diferentes tipos de resinas plásticas saem das indústrias de 2º Geração e são levadas para as indústrias de 3ª Geração (Transformadores), que vão dar cor e forma aos plásticos.
Mas, para que possa ser comercializado por essas indústrias, o material passa por extrusoras - máquinas que deixam o plástico em um estado entre o sólido e o líquido a fim de que seja forjado por uma matriz.
Essa matriz pode ter diversos desenhos. Por exemplo, no caso de fios de náilon (poliamida), a matriz dá ao plástico a forma de fibras, que são enroladas em carretéis. Ou o desenho da matriz pode favorecer a extrusão de "espaguetes", que saem da máquina e logo são cortados em seções milimétricas formando os grânulos, também chamados pellets.
Geralmente, esses grânulos são embalados em sacos de 25kg ou colocados em big-bags de 1 tonelada e, dessa forma, comercializados com as empresas de 3ª Geração, as transformadoras.
No caso do material reciclado, são as recicladoras que enviam essa matéria-prima na forma de grânulos para as indústrias de transformação. E, para transformar esse plástico granulado em uma peça final, podem ser usados diferentes tipos de processos de transformação:
Injeção: para peças com formatos complexos.
Rotomoldagem: para peças ocas e/ou côncavas, principalmente as de grandes dimensões.
Extrusão: para peças de grande extensão e são cortadas posteriormente.
Termoformagem: para peças côncavas de parede fina
Sopro: para recipientes ocos, principalmente os de pequenas dimensões
Quer saber mais sobre o processo de Polimerização, os tipos de resinas plásticas e suas aplicações ?
AGORA VOCÊ JÁ SABE #PLASTICOTRANSFORMA
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.