Você já se imaginou fazendo parte de uma comunidade de profissionais que está revolucionando a indústria do plástico e ajudando a construir um futuro mais sustentável?
Então vem a gente e entenda como funciona a profissão do futuro, a do Plastiqueiro, e veja quais são os caminhos para se tornar um.
A profissão
O Plastiqueiro, é um profissional especializado que tem por objetivo transformar o consumo do plástico com sua criatividade e conhecimento, pensando sempre na sustentabilidade e economia circular. É por meio da autociclagem - outro termo inovador - que o Plastiqueiro vai dar vida a outros materiais, tornando a prática um passo além da conhecida reciclagem.
Um Plastiqueiro é um verdadeiro mestre da transformação do plástico. Ele entende as propriedades desse material versátil e sabe como usá-las de maneira diferenciada. Sua principal missão é repensar a produção e o uso do plástico, buscando soluções sustentáveis que reduzam seu impacto no meio ambiente.
Com habilidades técnicas e criativas, o Plastiqueiro encontra maneiras de reutilizar, reciclar e reinventar o plástico, criando produtos e embalagens que sejam amigáveis ao planeta.
Ateliê Criativo: o caminho para se tornar um Plastiqueiro
O projeto Ateliê Criativo é uma iniciativa liderada pela Braskem, uma referência na produção de resinas termoplásticas, em parceria com a empresa Quest/Zeppelin e visa ensinar jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico.
O curso é gratuito e está sendo oferecido em vários estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul.
Aqui você
encontra mais informações sobre as inscrições.
Os participantes terão acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora.
Legenda da imagem: Aluno do projeto Ateliê Criativo aprende formas de transformar o plástico em algo sustentável e rentável. Fonte: Divulgação // Portal Braskem em Pauta.
É nesse ambiente que a criatividade encontra a sustentabilidade, impulsionando a transformação da indústria do plástico. Após o período das oficinas, os alunos apresentam individualmente um trabalho de conclusão que avaliará seu aprendizado.
Outro ponto positivo do projeto é que os alunos são estimulados à prática do empreendedorismo, pois são incentivados a desenvolverem seus próprios projetos e negócios, impulsionando a inovação e criando soluções personalizadas para empresas e consumidores.
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.