Braskem, Tetra Pak e Fiat mostram como gerenciar reputação nos negócios
Workshop promovido por Reputation Institute e FGV discute o impacto positivo da imagem corporativa como diferencial competitivo
Representantes de todos os elos da cadeia produtiva - indústria, transformação e bens de consumo - participarão amanhã (28) do workshop "Reputação e Sustentabilidade", promovido pelo Reputation Institute e Fundação Getúlio Vargas. Braskem, Tetra Pak e Fiat apresentarão cases de iniciativas que geraram impacto positivo sobre seu público interno e demais stakeholders, com o objetivo de mostrar como a reputação corporativa tornou-se um diferencial competitivo, tão importante quanto os resultados financeiros. Voltado a profissionais das áreas de sustentabilidade, comunicação e alunos da FGV, o evento será realizado a partir das 9h, e contará com espaço para debates e questões dos participantes.
"As práticas das empresas têm influenciado cada vez mais as decisões de todos os grupos com os quais a empresa se relaciona no sentido de apoiar as suas iniciativas, trabalhar ou mesmo investir nas empresas. Nossas pesquisas demonstram que não basta apenas oferecer bons produtos e serviços se, por exemplo, uma empresa não é transparente sobre sua gestão e o ambiente de trabalho é desfavorável", afirma Ana Luisa Almeida, diretora executiva do Reputation Institute Brasil. Para ela, o empresariado brasileiro já avançou ao reconhecer a importância da reputação, mas tem o forte desafio de estruturar a sua gestão em todas as instâncias: "É preciso entender e mensurar a relevância de um bom relacionamento com todos os stakeholders e criar transversalidade sobre o tema na organização", complementa.
A Braskem, uma das organizadoras e participantes do workshop gerencia sua Plataforma de Reputação como um diferencial competitivo tão fundamental quanto produção ou resultado financeiro para a empresa. "Com o avanço do acesso à informação, proporcionado pela internet, a reputação se tornou um ativo de maior relevância para as empresas. E essa evolução se encontra com o momento onde a gestão da reputação conta com ferramentas para sua medição. Hoje, é possível avaliar pilares como governança, produtos, serviços, inovação e liderança com direcionamento de que o resultado será utilizado como insumo na definição da estratégia de qualquer companhia", diz Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
A Tetra Pak® entende que a reputação e outros ativos intangíveis são altamente relevantes e podem ser afetados pela opinião pública em geral ou por públicos específicos. "É indispensável monitorar expectativas e interesses dos cidadãos/consumidores com relação à nossa empresa. Buscamos conhecê-los e estreitar sempre o relacionamento com todos eles", afirma Elisa Prado, Diretora de Comunicação da Tetra Pak®.
Para Marco Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler para a América Latina, "sustentabilidade e reputação são ativos intangíveis de grande valor para as organizações em um cenário de competitividade e crescente exigência dos consumidores. O gerenciamento da reputação tornou-se essencial e estratégico para a entrega de valor que ultrapassa atributos relacionados a produtos e serviços."
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
