Abrir a Pesquisa Abrir o menu
Sustentabilidade

Dia Mundial do Meio Ambiente: a importância de conscientizar!

5 de junho de 2022

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos na proteção ambiental, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de Junho tem muito a nos ensinar. A data foi instituída em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca reforçar em todo o mundo a importância da preservação dos recursos naturais.

A data é uma das mais importantes para a ONU e abre um espaço para reflexão e ação coletiva da sociedade, em busca de reverter os problemas ambientais. 

O tema de 2022

Desde que a data foi criada, anualmente, a ONU atribui uma temática ao período comemorativo. O tema trabalhado na campanha de 2022 é "Uma Só Terra" e reforça a necessidade de transformações profundas nas políticas públicas e decisões estratégicas.

A campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022, defende a ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta. De maneira geral, a Organização enfatiza como ações individuais, quanto coletivas podem proporcionar uma maneira sustentável de se viver em harmonia com a natureza.

Dessa vez, a ONU produziu um guia prático, que serve como uma bússola para orientar governos, cidades, empresas, grupos comunitários e indivíduos sobre as principais ações ambientais que podem ser implementadas para efetuar mudanças reais.

Neste sentido, para atrair a atenção da sociedade aos impactos das ações humanas no meio ambiente, a data nos convida a refletir sobre o tema com respeito e cuidado, nos dando a oportunidade de enxergar as situações onde é possível constatar algum benefício ambiental do plástico. 

 

O plástico como benefício ambiental

Pessoas do mundo inteiro têm expressado suas preocupações com o impacto do descarte de resíduos na preservação do meio ambiente e a indústria do plástico vem realizando mudanças para fabricar produtos mais adequados aos modelos de economia circular.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento também visam desde a criação de novos designs de embalagens, produção de matéria-prima a partir do etanol de cana-de-açúcar, até maneiras mais eficazes de reciclar resíduos plásticos.

De acordo com Simone Carvalho, membro do comitê técnico do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), No Brasil, soluções que remodelam os processos de produção de plásticos e de reciclagem estão emergindo já há alguns anos por necessidade e urgência. As empresas tomam medidas para reduzir o uso de plástico fazendo garrafas PET mais leves, por exemplo. Ao mesmo tempo, os comportamentos de consumo estão começando a mudar à medida que as pessoas abraçam a economia compartilhada, explica. 

Diversas situações tem a oportunidade de fazer do plástico um aliado:

  • O isolamento térmico de determinados materiais reduz o consumo de energia;
  • Em aterros sanitários, lonas plásticas são usadas para impermeabilizar os lençóis freáticos, evitando sua contaminação; 
  • Filmes plásticos proporcionam melhores rendimentos em certos tipos de culturas agrícolas; 
  • A instalação de coleta de água alimentada por tubos plásticos em locais de difícil acesso só se dá devido a essa tecnologia.

A data é um marco importante para reforçar o que nós, do Movimento Plástico Transforma acreditamos e também nosso compromisso com o meio ambiente, com as pessoas e com a construção de um mundo mais sustentável.

Categorias de postagens

Sustentabilidade

Ver todas as postagens