No Setor de Alimentação as embalagens plásticas são responsáveis por uma grande revolução, acompanhando a mudança de hábitos e o cotidiano dos consumidores.
A vida moderna trouxe mudanças nos hábitos dos consumidores. Com o corre-corre das cidades, as pessoas não têm tempo a perder. Por isso, toda a praticidade é bem-vinda. Ponto para o setor de embalagens que responde por 40% do consumo mundial do plástico (PLASTICS EUROPE 2010)!
Para seguir esse ritmo frenético, a versatilidade do material plástico traz liberdade e eficiência para os designers criarem embalagens que possibilitam às marcas e produtos acompanharem seus consumidores nesse cotidiano, a custo acessível.
No Setor de Alimentação as embalagens plásticas são responsáveis por uma grande revolução.
Inovações que seguem o movimento "On The Go" trazem soluções para que o produto possa ser consumido em qualquer lugar, como é o caso de potes de sorvete que já oferecem a colher, copos com tampas para bebidas quentes, ou embalagem de refeição já com a separação dos alimentos. Sem contar as opções práticas que podem ser levadas ao forno convencional ou micro-ondas e as embalagens inteligentes que são servidas à mesa, garantindo a conservação do produto e evitando riscos de contaminação e de desperdício do alimento . Fabricantes de derivados de tomate já trocaram volumes consideráveis de recipientes tradicionais por stand-up pouches, bolsas plásticas modernas, que se notabilizam por ficarem em pé.
Casas cada vez menores também pedem embalagens que tenham a função de armazenar e organizar. E como o material plástico é resistente, as embalagens podem ser lavadas e reutilizadas inúmeras vezes para diversos fins.
As resinas PE e PP , além de outros polímeros, se destacam por serem resistentes e seguras, pois os plásticos são inertes, atóxicos, o que significa que são adequados para o acondicionamento de alimentos, bebidas, medicamentos, insumos hospitalares e outros produtos sensíveis.
É por isso que embalagens baseadas em polímeros são essenciais em categorias como as de pães e bolos, biscoitos, margarinas, salgadinhos, cafés e iogurtes, xampus, limpadores multiuso, rações secas, entre tantas outras. São as vantagens do material que explicam a adoção crescente de soluções plásticas para a apresentação de produtos como requeijões, chocolates, medicamentos, cosméticos, lava-roupas.
Com a característica impermeável do plástico a elementos como o oxigênio e a umidade, as embalagens plásticas garantem a vida útil de produtos perecíveis por mais tempo, combatendo o desperdício de comida e contribuindo para maior segurança alimentar. O aumento da vida do produto na prateleira (shelf life) potencializa a distribuição e a capacidade de aproveitamento de produtos, garantindo também o abastecimento.
Além das vantagens de armazenamento e preservação da qualidade dos produtos, os plásticos ainda se sobressaem pela leveza, que proporciona economia no transporte das mercadorias e redução de CO2 emitido na atmosfera.
E o mais legal da história é que as embalagens plásticas podem ser recicladas .
Que tal conhecer agora a revolução das embalagens para o Setor de Alimentação ?
AGORA VOCÊ JÁ SABE #PLASTICOTRANSFORMA
Ação promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemNovo e-book trata a diversidade do plástico e como os processos de reciclagem são tão importantes para o mundo em que vivemos
15 de maio de 2024 Ler postagemAção, que visa reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem dos resíduos, acontece simultaneamente no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).
15 de maio de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.