Nossa jornada em direção a um futuro mais sustentável exige um olhar atento para o ciclo de vida dos materiais que utilizamos em nosso dia a dia. Nesse contexto, a Indústria de Reciclagem Mecânica de Plástico (IRMP) é muito importante para o retorno dos resíduos plásticos pós-consumo e pós-industrial ao ciclo produtivo por meio do processo de reciclagem.
Diante deste cenário, agora você confere os resultados do Monitoramento dos Índices de Reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil, realizado anualmente pela MaxiQuim desde 2018 a pedido do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e a Braskem. A pesquisa nos oferece uma visão abrangente e detalhada dos índices de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil.
Dimensionamento da indústria da reciclagem
Volume de resíduo consumido na reciclagem em 2022
Uma análise detalhada dos padrões de consumo de resíduos plásticos revela mudanças significativas em relação aos artigos de uso único e duráveis.
É notável que os resíduos derivados de artigos de uso único, como embalagens e descartáveis, têm aumentado proporcionalmente em sua participação no consumo total. Esse fenômeno aponta para uma maior utilização desses produtos no cotidiano, acompanhado de impactos no gerenciamento de resíduos.
Dentre os descartáveis, destacam-se os itens que justificam a manutenção dos 5,4% de participação em relação ao consumo total. Os principais contribuintes para essa porção incluem sacos e sacolas plásticas, que permanecem relevantes na escolha dos consumidores, juntamente com copos, pratos, talheres e bandejas.
Por outro lado, a categoria denominada como "Outros" sofreu uma diminuição em sua participação no consumo total ao longo do ano de 2022. Essa categoria engloba uma variedade de bens de consumo duráveis, como peças técnicas, resíduos eletrônicos, resíduos provenientes da construção civil, tubos, perfis, fios, cabos, cordas, filamentos, entre outros.
A constatação de que essa categoria "Outros" está perdendo participação nos padrões de consumo sugere uma possível mudança de foco nas preferências do consumidor. Isso pode refletir uma maior consciência sobre a durabilidade e reutilização de produtos, bem como um esforço em direção a alternativas mais sustentáveis.
A origem:
As 1,7 milhão de toneladas de resíduo plástico consumidas chegaram às recicladoras por meio dos sucateiros (29%), beneficiadores (19%), empresas de gestão de resíduos (13%) e cooperativas (11%), entre outros. Esse montante de toneladas consumidas no Brasil durante um ano, representa um crescimento de 8,5% em relação a 2021.
Segmentos de destino das vendas | Total de plásticos PCR 2022
Produção de resina reciclada
Desde o início da mensuração do índice de reciclagem mecânica dos plásticos, em 2018, houve um aumento significativo na produção de resina pós-consumo, de 46%. Nas mais de 1,1 milhão de toneladas de resinas recicladas pós-consumo produzidas no ano passado, 38% foram de PET, principalmente de garrafas de água e refrigerante, seguidas por PEAD (22%), PP (18%) e PEBD/PELBD (15%).
Índice de reciclagem de plástico pós-consumo | Evolução no período analisado
Esse estudo oferece um panorama essencial para orientar políticas públicas, ações empresariais e a conscientização da sociedade sobre a importância da reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo.
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.