Celebrado no dia 27 de agosto, o Dia Mundial da Limpeza Urbana é uma data especial, que nos mobiliza sobre a importância sanitária e social de manter a limpeza das áreas urbanas, com foco na conscientização da população para o descarte correto de resíduos.
Além disso, também é fundamental lembrar e homenagear todos os profissionais que recolhem, selecionam e vendem materiais recicláveis. Um trabalho essencial que torna as cidades mais limpas e faz desses trabalhadores agentes relevantes para o bom funcionamento dos municípios, para a circularidade da economia e para a sustentabilidade.
Limpeza urbana
Cada cidade tem sua forma própria de zelar pelas suas áreas comuns e a limpeza urbana não está associada apenas à varrição de ruas. Este serviço é uma das diversas ações de manutenção da limpeza pública, que também inclui:
Manutenção e limpeza de parques e praças
Capinação de gramas e manutenção das ruas
Podas de árvores
Limpeza de bueiro
Limpeza pós feiras livres
Coleta de lixo orgânico e reciclável
Somente por meio da limpeza urbana que conseguimos preservar nossas cidades e os patrimônios históricos, assim como evitar o impacto do descarte incorreto no meio ambiente. Além disso, são esses serviços que contribuem para manter as cidades seguras, sobretudo no âmbito da saúde.
A partir do momento que uma via pública é devidamente limpa, aumenta-se a segurança nos deslocamento de pessoas e veículos, estimula-se o turismo e comércio local e, principalmente, evita-se o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como por exemplo ratos e insetos.
Quantidade de resíduos
Para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos sólidos urbanos incluem:
Resíduos domiciliares, de origem de atividades domésticas em residências urbanas.
Resíduos de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.
Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só em 2018, foram geradas no Brasil 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.
A limpeza urbana é fundamental para garantir a saúde pública da nossa população e temos muito a percorrer quando o assunto é difusão do descarte correto.
O trabalho dos profissionais da limpeza urbana
Fundamentais a todo momento, os profissionais da limpeza pública são trabalhadores que passam o dia retirando o lixo produzido pelos cidadãos.
Os profissionais mais conhecidos são os garis, que varrem ruas, recolhem resíduos, retiram folhas que caem das árvores, sujeiras de animais e esvaziam as lixeiras públicas.
Também fazem parte da limpeza urbana os colaboradores da coleta seletiva, os da coleta dos resíduos de saúde, os da limpeza de deposições clandestinas, os da lavação de ruas e avenidas, os da limpeza das bocas de lobo e os da limpeza dos córregos.
Infelizmente os trabalhadores de limpeza de modo geral não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, mas é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e segura.
Tenha sempre em mente que somos um dos agentes na tarefa de preservar o ambiente em que vivemos. Por isso, além de cobrar do poder público a coleta de lixo regular e ações para o tratamento e gestão de resíduos sólidos, precisamos fazer a nossa parte, praticando o descarte correto e repensando como anda a geração de resíduos em casa.
Cuidar da nossa cidade e valorizar esses trabalhadores tão importantes para a limpeza e também para a reciclagem é dever de todos!
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.