O que você mais gosta de fazer nas férias de verão? Você já deve ter reparado que qualquer atividade que você fizer vai envolver o plástico. Na época do verão, ele aparece de várias maneiras tanto no lazer quanto nos esportes, na moda ou na decoração. Tudo em nome da praticidade para facilitar o dia a dia de quem só quer saber de relaxar e de se divertir com a família e os amigos.
É o caso das atividades náuticas, da pesca, do mergulho, do camping, da piscina, das boias, dos infláveis, das espreguiçadeiras, do guarda-sol, das cadeiras e mesas de praia, das embalagens de filtro solar, das bolsas que carregam desde garrafas de água aos potes para conservação de alimentos, da geladeira portátil que leva a boa alimentação aos lugares mais lindos. O plástico definitivamente faz parte das férias de verão.
Para aproveitar as suas merecidas férias você pode viajar de carro, de ônibus, de barco, de avião, por estradas, pontes, ferrovias. Não importa o meio de transporte nem a via de acesso, todos contêm plástico. Os diversos tipos de materiais plásticos também permitem a fabricação de meios de transporte mais leves e que reduzem significativamente a emissão de gás carbônico, causador do efeito estufa. Plástico ainda é energia, sendo que 1 quilo de plástico é equivalente a 1 litro de óleo diesel.
O plástico também pode ser usado na construção de prédios e residências. Na linha de decoração, vale incrementar a casa nas férias com porta-retratos infláveis e vasos de flores de plástico estampado. Enfim, é verão e as cores invadem nossas vidas.
Na moda, abuse de roupas feitas com fibras de plástico que refrescam ao invés de captar calor. Use bijuterias de plástico, como brincos, colares, anéis e também bolsas plásticas charmosas para aproveitar a cidade e não somente para ir à praia. Prepare-se para viver os dias mais longos e a época mais quente e colorida do ano em alto estilo mesmo sem sair de casa.
Para divertir a criançada com um brinquedo de baixo custo e sustentável, você pode fazer um jogo de boliche com garrafas PET. Para isso, são necessárias dez garrafas com tampas, tinta acrílica e uma bola pequena de plástico.
Comece lavando as garrafas com água e sabão e, depois de secas, coloque um pouco de tinta acrílica dentro de cada garrafa, somente para cobrir o fundo. Em seguida, feche a garrafa com a respectiva tampa original. Logo após, agite até a tinta se espalhar por toda a garrafa e cobrir a superfície por dentro, deixando-a colorida. Faça o mesmo processo nas garrafas restantes. Então, separe a bola de plástico, posicione as garrafas em formato de boliche e jogue à vontade com as crianças nas férias. A brincadeira vale para dias ensolarados ao ar livre e também para os dias de chuva na varanda coberta.
Outra boa sugestão para fazer com as crianças nas férias são vasinhos de plantas com garrafas PET ou outros frascos plásticos, que podem ser deixados no jardim ou mesmo dentro de casa, em algum local que receba sol.
Você vai precisar apenas cortar as garrafas de plástico com uma tesoura na altura desejada, encher com terra adubada, fazer uma covinha com as mãos e colocar plantas, como folhagens, flores ou suculentas. Não esqueça de fazer um furinho no fundo para drenar o excesso de água. Vai ficar lindo e trazer vida para sua casa.
Não se esqueça de regar as plantas durante as férias. O sistema gota-a-gota caseiro com garrafas de plástico pode ajudar as plantas a permanecerem preservadas durante sua ausência. É preciso apenas de uma garrafa PET por vaso. Faça um furinho na tampa da garrafa e a emborque na terra. A água vai sendo liberada à medida que a planta precisar de água.
O plástico transforma as férias de verão e cumpre com a finalidade de ser prático e durável, mas é fundamental que o consumidor saiba de sua responsabilidade em separar e destinar corretamente os materiais recicláveis. É graças à separação do lixo que embalagens e sacolinhas plásticas deixam de ser jogadas nos mares e rios ou de causar o entupimento de bueiros nas cidades. Com a participação de cada um de nós é possível reciclar cada vez mais.
Boas férias!
Como a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
19 de novembro de 2024 Ler postagemAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
14 de outubro de 2024 Ler postagemAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
1 de agosto de 2024 Ler postagemMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
26 de julho de 2024 Ler postagemEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
14 de junho de 2024 Ler postagemO objetivo de cada vídeo da série "Histórias que Inspiram" é mostrar a trajetória de pessoas que foram impactadas positivamente pelo plástico, ampliando a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta
14 de junho de 2024 Ler postagemMais que grandes números, a pesquisa de reciclagem, realizada pela MaxiQuim, aponta mudanças significativas na sociedade a partir de um trabalho realizado a muitas mãos.
A reciclagem mecânica de resíduos plásticos tem colaborado com o aumento de empregos ou renda extra. Além disso, tem transformado o modo de vida de muitos, educando sobre a importância de repensar o consumo e reaproveitar resíduos.
Este estudo teve como objetivo apresentar - e esclarecer - todo o contexto que envolve o processo, bem como suas grandes contribuições para o país e colaboradores do setor.
Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.
O volume de plásticos pós-consumo reciclados no Brasil teve um crescimento de 10%, em relação a 2018.
Foram 838 mil toneladas !
Confira outros números abaixo:
17,9 MIL EMPREGOS foram gerados na indústria de reciclagem mecânica.
As vagas foram ofertadas por empresas e cooperativas de reciclagem , que têm grande importância social, contribuindo com a geração de renda e, cada vez mais, com o desenvolvimento de colaboradores que garantem o sustento de suas famílias.
695 EMPRESAS EM OPERAÇÃO , dessas 82,5% das recicladoras entre Sul e Sudeste.
Com mais oportunidades de crescimento, a sustentabilidade e a economia seguem de mãos dadas estimulando novas ações e iniciativas sustentáveis por todo o país.
R$ 2,5 BILHÕES em faturamento bruto
Você sabia?
56,5% dos resíduos reciclados são PET!
De onde vem e para onde vai:
Quem imagina que a maior parte dos resíduos vem de empresas vai ficar surpreso ao descobrir, que mais da metade dos resíduos vem dos lares. Por esse motivo, nós, do Movimento Plástico Transforma, estimulamos a prática dos 4 Rs da Sustentabilidade.
Um deles é: REPENSE o seu consumo.
• 52,5% do plástico reciclado vem do uso doméstico
• 28% resíduo pós-industrial
• 19,5% pós-consumo não doméstico
O Sudeste se destaca como a região que mais consome os materiais plásticos reciclados e as 838 mil toneladas se dividem da seguinte forma:
• 55,5% Sudeste (464 mil t)
• 27% Sul (226 mil t)
• 11,3% Nordeste (95 mil t)
• 4,8% Centro-Oeste (40 mil t)
• 1,4% Norte (12 mil t)
O estudo apontou que ainda há uma porcentagem de perda no processo de reciclagem, em decorrência da contaminação no momento da triagem, adesivos ou sujeira orgânica, além de cores indesejadas. 135 mil toneladas foram identificadas no período.
Agora, queremos saber: você separa os seus resíduos adequadamente?
Contribua com o processo de reciclagem e seja um agente dessa transformação! 😉 ♻ ️
Existem lixeiras para cada tipo de material, indicadas por cores conforme abaixo. Mas, para facilitar em casa, você pode ter 2 lixeiras: uma para orgânicos e a outra para recicláveis.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.