Famosa internacionalmente por acontecer no último dia do ano, a 96ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre aconteceu em São Paulo. Assim como em 2019, o Movimento Plástico Transforma, em parceria com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora do evento, participou com uma ação muito importante: recolher os copos plásticos utilizados pelos corredores, encaminhar para a reciclagem e transformá-los em novos produtos, para benefício da sociedade.
Pelo segundo ano, os copos serão transformados em caixas organizadoras, a partir do material plástico reciclado, para doação a entidades públicas do Estado de São Paulo.
Os atletas (profissionais e amadores), excepcionalmente neste ano, precisaram apresentar o esquema vacinal completo no momento de retirada dos kits. E por isso, aproveitaram também o momento para alertar sobre a importância do combate à pandemia da COVID- 19, com seus selos de imunização estampados no número de identificação na camiseta.
Mas, porque utilizar copos plásticos durante a prova?
A utilização de copos plásticos se dá pela facilidade de hidratação dos atletas, pois fica inviável o uso de outro material para esse tipo de embalagem. Os corredores precisam ter agilidade para carregar, abrir e consumir a água enquanto correm, além de precisarem de segurança para esse descarte, feito ao longo do percurso da prova, bem como a leveza e transparência que o plástico oferece. A ação é também uma excelente oportunidade para reforçar o conceito de Economia Circular e a importância do descarte correto de materiais recicláveis.
Na dinâmica deste ano nada mudou: os corredores consumiram a água dos copos e descartaram essas embalagens ao longo do percurso. Em toda a prova, os agentes do Movimento Plástico Transforma resgataram os copos, que foram transportados até uma unidade de reciclagem onde será feito o beneficiamento e a produção da matéria-prima reciclada, que será transformada em caixas organizadoras e serão doadas para entidades públicas.
Legenda da imagem: Agente do Movimento Plástico Transforma recolhe os copos plásticos
A iniciativa mostra o poder de transformação do plástico e sua versatilidade. Além disso, também é uma demonstração para a sociedade da preocupação genuína e comprometimento da cadeia do plástico com a sustentabilidade , pois materializa os benefícios da destinação correta dos resíduos e o conceito de Economia Circular de conscientizar a sociedade sobre as vantagens de adotar atitudes sustentáveis.
A corrida do Movimento Plástico Transforma é pela sustentabilidade e a São Silvestre é uma prova de que grandes eventos podem dar bons exemplos sustentáveis.
Legenda da imagem: Fluxograma de como os copos plásticos podem voltar à cadeia de consumo.
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.