O universo da reciclagem de plásticos também já virou high-tech. A exemplo de aplicativos gratuitos mais usados, como os de mensagens instantâneas ou de bancos on-line, o "Reciclagem de Plásticos" veio para ficar. Com o aplicativo para celular e tablet, tanto catadores de materiais recicláveis como qualquer cidadão localiza de onde estiver 1.936 pontos de entrega voluntária (PEVs), em 61 cidades, de 20 estados do País, com toda rapidez, segurança e praticidade.
O "Reciclagem de Plásticos" é uma inovação no setor de reciclagem e está disponível gratuitamente para Android e iOS. O aplicativo é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), idealizado pela Braskem - maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e da ABIPLAST- Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e faz parte do projeto para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis.
Ao acessar o aplicativo, o usuário preenche sua localização e os pontos mais próximos de reciclagem são indicados, com os tipos de materiais plásticos recolhidos naquela unidade. Caso o usuário não conheça o tipo de plástico que deseja encaminhar para a reciclagem, é possível identificar os tipos de plásticos - PET , PEAD, PVC, PEBD, PP, PS, entre outros -, no próprio aplicativo e todas as pesquisas ficam gravadas no histórico. Se o usuário quiser ainda se aprofundar no assunto é possível o redirecionamento para o site da ABIPLAST, com informações gerais sobre o plástico.
"O aplicativo facilita bastante, pois dias atrás não sabia onde levar o material que coleto na minha casa. Além disso, funciona muito bem para que a gente possa tirar dúvidas de uma maneira mais didática onde os tipos de plásticos podem ser reciclados corretamente", afirma Fábio Land, morador da capital São Paulo.
A assessora técnica da Abiplast, Simone Carvalho Levorato Fraga, vê o uso do aplicativo de reciclagem de plásticos como algo natural, já que "hoje em dia a maioria das pessoas vive com o celular na mão e, por isso, o uso deste aplicativo tende a ser incentivado cada vez mais".
Nesse sentido, a tecnologia ajuda síndicos, zeladores, catadores e moradores das cidades brasileiras a se tornarem cada vez mais conscientes de que o plástico é 100% reciclável e que o consumidor é parte fundamental para a sustentabilidade dos materiais plásticos ao separar seus resíduos recicláveis e levá-los a um ponto de entrega voluntária, sendo posteriormente levados aos pontos de reciclagem corretos indicados pelo aplicativo "Reciclagem de Plásticos".
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.