Hoje no Brasil, cerca de 80% da população está concentrada nos centros urbanos e, só no estado de São Paulo, um terço das pessoas vivem em condomínios. Pensando nisso e com o compromisso ambiental e sustentável, o Movimento Plástico Transforma e o Instituto Mudam completam seis meses de parceria no projeto "Adote um condomínio".
Desde então, a iniciativa vem unindo moradores do condomínio Páteo Andaluz, em São Miguel Paulista, para que juntos, aprendam e coloquem em prática a destinação adequada de resíduos dentro de suas próprias casas.
O programa tem como objetivo levar educação ambiental aos moradores e implementar soluções efetivas para o descarte seletivo em condomínios, onde há grande circulação de pessoas. Além do "Adote um condomínio" conscientizar os moradores sobre a importância da reciclagem, o programa debate maneiras de colocar a reciclagem em prática, sem, é claro, onerar o bolso dos condôminos.
Esse programa é implementado em condomínios que ainda não possuem a prática do descarte seletivo. Os moradores e colaboradores do prédio recebem treinamentos para esclarecer dúvidas e facilitar o reconhecimento do que é reciclável e de que maneira podem tornar a separação de resíduos uma prática diária.
No Páteo Andaluz, nove contêineres, fabricados com materiais reciclados, foram instalados no espaço de área comum para que as embalagens sejam coletadas e direcionadas para a triagem em cooperativas parceiras e depois comercializados com recicladoras. O projeto, implementado em outubro de 2021, vem ganhando destaque no setor.
O "Adote um condomínio" em números
A iniciativa, envolve cerca de 800 moradores do condomínio, que mobilizados com a ideia, se engajaram na causa e descartaram mais de 11,38 toneladas de materiais recicláveis, sendo três toneladas apenas de resíduos plásticos.
"Estamos acompanhando a adesão e participação dos condôminos que estão sendo bem interessantes. Um desafio está relacionado à taxa de rejeito no material reciclável, que poderia ser menor. Esta taxa refere-se a resíduos não recicláveis que foram descartados incorretamente junto com o material reciclável (por exemplo restos de alimentos, embalagens sujas, dentre outros). Em seis meses de projeto, a taxa de rejeito tem oscilado entre 8% e 15%, sendo que estabelecemos como limite aceitável 10%", explica Michele Toledo, Gerente de Projetos do Instituto Muda.
"Está no DNA do Movimento do Plástico Transforma ações que estimulem a educação e a conscientização sobre a importância do descarte correto dos resíduos plásticos e de outros materiais. Nossa expectativa para os próximos meses é ajudar a diminuir a taxa de rejeitos com conscientização e outras iniciativas educacionais", conta Simone Fraga, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.
Futuro dos projetos do Instituto Muda
O Instituto Muda nasceu com o objetivo de promover práticas sustentáveis nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo, informando a comunidade sobre a importância da correta separação e destinação de resíduos plásticos, de forma a fortalecer a economia circular.
O Instituto Muda prevê a expansão dos projetos em mais três cidades: Santos, São José dos Campos e Campinas. Além de manter os projetos atuais, como o Adote um condomínio, a empresa vem buscando oferecer outras soluções práticas, viáveis e de menor custo.
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.