Em uma parceria entre Movimento Plástico Transforma e Ciência em Show, você confere o quarto episódio da série PLÁSTICOS e vai entender mais sobre como deve ser feito o descarte correto e de que forma podemos exercer nossa responsabilidade socioambiental.
Popularmente falamos que existem plásticos mais duros, mais moles, flexíveis, elásticos, finos, coloridos e transparentes. Mas você sabia que os plásticos têm composições diferentes que podem ser exploradas para aplicações distintas?
Além disso, o plástico apresenta alta resistência química e mecânica e essas propriedades conferem durabilidade ao material, sendo um dos pontos positivos do plástico, afinal, todo mundo busca por um produto durável.
A solução para essas questões ambientais está na química do próprio material, pois o plástico é reciclável, ou seja, após o consumo ele pode retornar para a indústria e se transformar em novos produtos, mostrando, na prática, o conceito da economia circular.
Outro ponto muito importante quando falamos de responsabilidade socioambiental, é sobre a separação dos resíduos plásticos para coleta seletiva. Esse material, primeiramente, deve ser separado por tipo, que não pode ser misturado no processo de reciclagem. Depois, segue para a indústria que faz a reciclagem e transforma o resíduo em matéria-prima para ser aplicada em novos produtos.
E que tal ver como fazer uma super experiência de reuso criativo de resíduos?
Assista!
Aproveite para acompanhar tudo o que tivemos série Plásticos com o Ciência em Show
O público poderá participar de ações educativas e tecnológicas que buscam promover a economia circular, a reciclagem e a sustentabilidade
Leia maisComo a jornada do plástico está redefinindo os setores industriais e a sociedade moderna
Leia maisAnálise dos índices de reciclagem, fontes de resíduos e perspectivas para a economia circular no país
Leia maisAção promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos.
Leia maisMais de 11 mil assentos de duas arenas dos Jogos Olímpicos 2024 serão de plástico reciclado
Leia maisEntenda como materiais plásticos estão impulsionando a impressão 3D e oferecendo novas perspectivas para a saúde.
Leia maisUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.