Movimento Plástico Transforma

 

PLÁSTICO: UM GRANDE PROTAGONISTA EM HOLAMBRA

Responsável por 50% da produção de flores do Brasil, Holambra é considerada a capital das flores. Veja como diversos materiais e utensílios fabricados em material plástico são usados para o cultivo.


Localizada a apenas 130 km da capital paulista, Holambra é um pedacinho da Holanda no Brasil. Seu nome vem da junção das palavras HOLanda, AMérica e BRAsil. Considerada microrregião de Campinas, possui 65 km² e cerca de 14.000 habitantes.

Com mão de obra qualificada para o setor agrícola, o município destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. E mais, Holambra é responsável por cerca de 50% da produção de flores do Brasil.

Para celebrar a chegada da Primavera, Holambra sedia a Expoflora, um dos mais importantes eventos para o turismo na região e é tradicionalmente realizada entre os meses de agosto e setembro. Devido à pandemia da COVID-19, as edições de 2020 e 2021 foram canceladas e a expectativa é que a festa seja retomada em 2022.

Legenda de imagem:

Portal da cidade de Holambra/SP.

 

Campos de Produção

Por se tratar da capital nacional das flores, Holambra possui uma série de plantações, campos de produção e jardins, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única. São momentos de descontração e uma chance para entender mais sobre as tendências do mercado de flores, por meio das exposições de profissionais de jardinagem e paisagismo.

A grande maioria dos campos de produção permite a visitação acompanhada de guias turísticos credenciados. No roteiro do passeio, é possível conhecer os campos, as estufas e os viveiros. Além disso, as pessoas podem conferir as etapas do plantio e cultivo e podem ver de pertinho a beleza de flores como gérberas, rosas e crisântemos.

 

O plástico nas plantações

Manter uma plantação saudável e bonita exige mão de obra qualificada, manuseio correto de plantas e flores e claro, muito amor e cuidado. Por isso, alguns campos de plantio possuem características muito peculiares.

TOLDOS
Os campos que cultivam
crisântemos, por exemplo, precisam ser cobertos por um toldo em  PVC, pois o crisântemo é uma planta que deve ser cultivada em locais protegidos do sol, por isso, os toldos mantém a flor na sombra, controlam a temperatura e protegem dos raios UV.

ESTUFAS
Já a plantação de crista de galo exige estufas com temperaturas acima de 40°C, pois é uma flor de clima quente. Assim como as flores, várias verduras necessitam de cuidados especiais, por isso, várias empresas especializadas fazem a instalação d e estufas com diversas metragens, revestidas com plástico e suporte.

As estufas são estruturas de plástico construídas para proteger o plantio das oscilações climáticas e dos seus fenômenos. É a garantia de um cultivo protegido, que minimiza os efeitos da incidência solar, evita danos causados pelas chuvas e pelos ventos fortes, além de oferecer defesa às pragas do solo.

Legenda de imagem:

Estufa revestida com filme plástico em campo de plantio.

ACESSÓRIOS PARA CULTIVO

REGADORES
Cada tipo de plantio possui uma forma de irrigação, no entanto, o regador ainda é muito utilizado para manter a saúde das flores. Uma boa opção são os regadores plásticos, pois eles são mais leves, resistentes, fáceis de limpar e o melhor, são recicláveis.

Os regadores são muito úteis porque promovem uma rega correta por não possuir jatos muito fortes de água e assim, alcançam todos os espaços de terra devido ao seu bocal, evitando que o solo fique encharcado.

Legenda de imagem:

Regador plástico.


A pá de jardinagem é essencial para plantar e transplantar mudas, cavar, nivelar e distribuir a terra. Usada também para misturar adubo e transportar a terra, ela é um dos itens mais importantes para o cultivo de plantas e flores. Por isso, deve ser feita de material de qualidade, como as fabricadas em polipropileno de alta resistência, proporcionando conforto durante o manuseio e durabilidade.

 

Legenda de imagem:

Pá plástica para jardinagem.

 

PULVERIZADOR MANUAL
Os pulverizadores manuais são usados no combate às pragas, insetos e ervas daninhas, fazendo o controle da dosagem da aplicação de fertilizantes e pesticidas.

Legenda de imagem:

Pulverizador plástico.

Ficou com vontade de conhecer Holambra? Pois então saiba que a cidade possui programação durante todo o ano e atualmente segue todos os protocolos sanitários instituídos pelas autoridades.

Acesse o Movimento Plástico Transforma nas redes sociais:

 

                                                        

ECONOMIA CIRCULAR E O PLÁSTICO

Vamos falar de um jeito novo de produzir e consumir?

ESTAÇÃO PLÁSTICO TRANSFORMA

A KidZania tem o desafio de trazer ao mundo real uma cidade que é...

PLÁSTICO, GRANDE POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO

O plástico pode ser reciclado diversas vezes, o que faz dele um material com grande potencial de reaproveitamento.