Movimento Plástico Transforma

TIPOS DE PLÁSTICOS E COMO ELES SE

DIFERENCIAM NOS PROCESSOS DE RECICLAGEM

Versatilidade, durabilidade e acessibilidade são os fatores que fazem do plástico uma matéria-prima economicamente viável, inovadora e muito útil.
 

Às vezes nem percebemos, mas o plástico está presente na nossa vida diariamente. A variedade de aplicações dessa matéria-prima pode ser encontrada em acessórios médico-hospitalares, peças para eletrodomésticos e eletroeletrônicos, autopeças e em diversos outros itens que nós nem imaginamos.

Essa variedade resulta no desenvolvimento e na aplicação de diferentes tipos de plásticos, visto que cada produto ou objeto requer propriedades distintas e passa por processos diferentes de fabricação com o objetivo de chegar ao produto final.

Assim como diversos segmentos do mercado, a indústria do plástico enfrenta grandes desafios causados pela crise econômica mundial e, diante deste cenário, várias empresas têm se reinventado para se manterem competitivas. Expandir a atuação, diversificar o mercado e entender o perfil do público atendido são algumas saídas encontradas pelos empresários.

Em consequência disso, é de extrema importância conhecer os tipos de plásticos disponíveis, suas formas de reutilização, reciclagem e de que maneira essa valiosa matéria-prima pode se destacar no mercado.

Confira abaixo quais sãos os principais tipos de plásticos e suas características:

Os plásticos são divididos em dois grupos de acordo com as suas propriedades de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.

Termoplásticos :
São aqueles plásticos que amolecem com certa facilidade ao serem aquecidos, sem que suas propriedades químicas mudem. Esses materiais podem ser moldados em diversos formatos por repetidas vezes, sendo assim, muito importantes para o processo de reciclagem. Correspondem a cerca de 80% dos plásticos consumidos.

Alguns tipos de plásticos que se enquadram na categoria de termoplásticos são:


Politereftalato de etileno, mais conhecido como PET:
É o plástico mais produzido no mundo e é formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Normalmente é usado em frascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos, bandejas, produtos de limpeza, mantas de impermeabilização e fibras têxteis.

É muito utilizado por ser transparente, ultra resistente, impermeável e leve.

Garrafas plásticas, exemplos de aplicação do PET

 

Símbolo utilizado para identificar o material PET.

Polietileno de alta densidade - PEAD ou HDPE (high density polyethylene)

O polietileno de alta densidade - PEAD ou HDPE - é um polímero produzido a partir do monômero etileno. É um plástico usado para embalagens plásticas mais robustas, como recipientes de detergente para roupas, bombonas para tintas e frascos para óleos automotivos. É possível encontrar PEAD também em aplicações como tubos para distribuição de água e coleta de esgoto e utilidades domésticas.

É um material plástico muito utilizado por ser resistente, inclusive a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido ou flexível em baixas espessuras e com boa resistência química.

Embalagem para óleo automotivo, exemplo de produto em PEAD devido à resistência química.

Símbolo utilizado para identificar o material PEAD  

Policloreto de vinila - PVC:
É um polímero com  grandes possibilidades de aplicações, principalmente na construção civil, moda e medicina. É um tipo de plástico muito encontrado em tu
bulações para água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, acessórios médico-hospitalares como bolsas para sangue, mangueiras para soro e medicamentos, entre outros. Ele é muito utilizado por ser rígido ou flexível, impermeável, resistente à temperatura e muito resistente mecanicamente.

O PVC é formado por 57% de cloro (derivado de um sal do mesmo tipo do sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo).

Tubos em PVC para a construção civil.                               

Símbolo utilizado para identificar o material PVC.

Polietileno de baixa densidade - PEBD ou LDPE (low density polyethylene)

O polietileno de baixa densidade está presente em embalagens para alimentos como arroz, grãos e açúcar, sacaria industrial, fraldas descartáveis, bolsa para soro medicinal, sacos para lixo, entre outros. É um tipo de plástico muito utilizado por ser maleável, leve, transparente e impermeável.


Embalagem para feijão em PEBD ou LDPE.

Símbolo utilizado para identificar o material PEBD .  

Polipropileno  - PP:

O polipropileno é um polímero produzido a partir da polimerização do propileno ou propeno. É usado em embalagens para alimentos, acessórios médicos como seringas, cadeiras plásticas e autopeças  para a indústria automotiva. Possui propriedades semelhantes às do polietileno, mas com ponto de amolecimento mais elevado.

Seringas fabricadas em PP.

 

Símbolo utilizado para identificar o material PP.

Poliestireno - PS

O poliestireno é muito utilizado em utilidades domésticas, geladeiras (partes internas), pratos, tampas, copos e talheres. Esse material possui características como leveza, custo acessível e transparência. Uma derivação do PS é o EPS - poliestireno expandido, conhecido comercialmente como Isopor®, usado na fabricação de bandejas para frios e carnes, copos térmicos, caixas para transporte de produtos sensíveis a temperatura como vacinas, caixas para transporte de frutas e legumes, proteção para transporte de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, entre várias outras aplicações.

Embalagens para alimentos em EPS.

Símbolo utilizado para identificar o material PS.

Outros

Na categoria ‘Outros’ estão os plásticos encontrados em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, autopeças, peças para eletroeletrônicos, peças de engenharia e algumas utilidades domésticas.

Lentes de semáforo fabricadas em PC - Policarbonato.

Símbolo utilizado para identificar outros tipos de plástico.

A segunda categoria dos plásticos é os Termorrígidos:

Termorrígidos ou termofixos :

São plásticos que não se fundem quando aquecidos, impossibilitando seu reaproveitamento pelo processo convencional de reciclagem.

São exemplos de termorrígidos:

Poliuretano - PU
O poliuretano- PU é o nome dado aos materiais produzidos por meio de reações entre isocianatos e polióis. O poliuretano é um polímero extremamente versátil, que permite desde a fabricação de produtos rígidos, de elastômeros até as espumas e esponjas. Costuma ter boa resistência a óleos, solventes, oxidação e ozônio. O PU pode ser aplicado em capas para smartphones, retentores, solados, mangueiras, espuma para colchão, espuma expansiva para vedação em construção civil, esponjas para limpeza e entre outros.

Esponja para louça fabricada em espuma de PU.

Volante e o enchimento dos bancos fabricados em PU.

  Acetato de Vinila - EVA

O Poliacetato de Etileno Vinil ou Copolímero de Etileno-Acetato de Vinila, conhecido como EVA, é um polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d’água. O EVA pode ser aplicado em chapas reticuladas e expandidas utilizadas na produção da indústria calçadista como solados de tênis e chinelos.

Além disso, este tipo de plástico termorrígido tem custo acessível e é muito utilizado no artesanato, em produtos infantis, material escolar e para a confecção de esteiras para absorção de impactos na prática de artes marciais e esportes.

Tapete em EVA utilizado para a prática de exercícios físicos.

 

Como identificar os tipos de plásticos nos produtos?

Para os consumidores saberem qual tipo de plástico usado na fabricação de um produto adquirido, há a Norma ABNT NBR 13230 - Embalagens e acondicionamentos plásticos recicláveis - Identificação e simbologia . Em  tese todos os produtos plásticos devem conter uma simbologia de acordo com essa norma - que são números cercados por um triângulo com setas, como as imagens mostradas acima - gravada em algum lugar da peça ou embalagem. Esses símbolos têm a função de facilitar a identificação ao usuário e contribuir para o reconhecimento do material no processo de reciclagem, porém não é raro encontrarmos algum produto ou embalagem que não possua tal simbologia.

Acesse o Movimento Plástico Transforma nas redes sociais:

 

                                                              

ECONOMIA CIRCULAR E O PLÁSTICO

Vamos falar de um jeito novo de produzir e consumir?

ESTAÇÃO PLÁSTICO TRANSFORMA

A KidZania tem o desafio de trazer ao mundo real uma cidade que é...

PLÁSTICO, GRANDE POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO

O plástico pode ser reciclado diversas vezes, o que faz dele um material com grande potencial de reaproveitamento.