Abrir a Pesquisa Abrir o menu

Tudo que você precisa saber sobre o plástico

10 de julho de 2022

Explicar o que é plástico parece algo muito fácil e simples, não é? De modo geral, não é um tema complexo, mas infelizmente existe muita confusão e desinformação sobre o plástico.

Por isso, nós do Movimento Plástico Transforma firmamos uma parceria com o Ciência em Show e estamos trazendo até você a série PLÁSTICOS. São diversos conteúdos em vídeo para você matar todas as suas curiosidades sobre o plástico e ficar por dentro das suas formas de reciclagem, reuso, destinação  correta e muito mais.  

Confira o conteúdo completo que preparamos para te explicar e mostrar como o plástico está presente na nossa vida em diversos segmentos e facilita muito o nosso dia a dia.

O que significa o termo "plástico"? 

O termo plástico vem do grego plastikos, que significa "próprio para ser moldado ou modelado".  Sua principal característica é a possibilidade de manter sua forma após a moldagem.
O plástico é a matéria-prima usada na fabricação de diversos componentes e materiais presentes na nossa rotina. Utensílios domésticos, brinquedos , materiais escolares, materiais médicos e para saúde , peças de carros e motos, construção civil, eletrônicos, móveis, calçados, embalagens para alimentos e bebidas e muitas outras coisas que sequer imaginamos que podem ser fabricadas em plástico.

De onde ele vem? 

O plástico vem de produtos derivados do petróleo, que é uma substância de cor preta retirada das profundezas do solo ou do fundo dos oceanos. O petróleo é extraído por grandes bombas que penetram nas camadas mais profundas da terra ou do mar.

Quando retirado, o petróleo vai para uma refinaria onde é separado em diversas substâncias que são usadas para a fabricação de diferentes produtos. Uma delas é a NAFTA, a matéria-prima da indústria dos plásticos.

O plástico é um polímero sintético formado por grandes moléculas com características especiais e variadas, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros.

Existem polímeros naturais, como o algodão, o amido, a borracha natural, aquela extraída das seringueiras. Inclusive, as resinas de árvores são polímeros naturais. Além disso, o plástico também pode ser obtido a partir de fontes renováveis como da cana-de-açúcar, do milho e outras. Esses são os chamados bioplásticos que podem ser ou não biodegradáveis.

Quando os polímeros são fabricados por processos químicos industriais, eles são chamados de polímeros sintéticos, ou, como falamos popularmente, plásticos.

 Como ele é produzido? 
 De maneira muito simplista, os plásticos são polímeros moldados a partir da pressão e do calor. Eles são produzidos por um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união de monômeros formando os polímeros.

Quais são as vantagens do plástico? 


O plástico é um material inovador principalmente devido às suas excelentes propriedades e versatilidade, por ser um material  mais leve que metais ou cerâmica, é muito aplicado  na indústria de transportes, embalagens, equipamentos de esporte, etc.

Os plásticos:

  • Possuem alta flexibilidade e alta resistência ao impacto
  • Por ser um material resistente, associado à transparência, pode substituir o vidro em várias aplicações, como em lentes de óculos, faróis de automóveis, entre outras
  • Menor consumo de energia na produção
  • Menor custo de coleta e destino final
  • Poucos riscos no manuseio
  • Além de práticos, são recicláveis

Como fazer o descarte correto? 

Algumas atitudes diárias podem garantir o retorno dos resíduos plásticos em novos produtos para o dia a dia.

Começando pela Coleta Seletiva, que é um método de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados pelas pessoas que produzem esses resíduos. Estes materiais são encaminhados às cooperativas de catadores, são separados, limpos e comercializados com os recicladores que realizarão o  processo de reciclagem, transformando-os em matéria-prima reciclada pronta para originar novos produtos plásticos, dentro do contexto da economia circular.

Hoje, há diversos programas de coleta seletiva desenvolvidos por prefeituras, empresas privadas, públicas, universidades, condomínios , escolas etc. Procure saber se alguma destas iniciativas está sendo implementada em sua região e faça parte ;)
 

Ciência em Show e Movimento Plástico Transforma

Em uma parceria incrível entre Movimento Plástico Transforma e Ciência em Show, você confere a série PLÁSTICOS.

São vídeos super didáticos que descomplicam alguns processos e te ajudam a entender de maneira clara, objetiva e prática.

 

Acompanhe!

Categorias de postagens