Movimento Plástico Transforma


DIA DO RECICLADOR E DA RECICLAGEM DO LIXO: UMA DATA PARA SER LEMBRADA

Comemorado no dia 22 de novembro, o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo é uma forma de chamar a atenção da população quanto à destinação correta de resíduos e à sustentabilidade.

Com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva e da destinação correta de resíduos plásticos, o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo traz uma reflexão sobre como a reciclagem de resíduos é fundamental para a preservação dos recursos naturais.

Em contínua evolução no Brasil, a reciclagem conta com a atuação de diversos agentes que fazem deste processo uma oportunidade econômica, com a geração de renda e formação de novos negócios.

Um dos temas mais recorrentes quando se trata da abordagem da reciclagem e suas possibilidades, é o de como os resíduos podem voltar para a cadeia de valor, gerando novos produtos e evitando a extração de novos recursos.

Mas afinal, qual é a definição de reciclagem?

De modo geral, reciclagem é o processo em que acontece o beneficiamento do resíduo sólido não mais passível de reutilização e que erroneamente iria para o lixo, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico. Assim, o resíduo passa a ter novas características, podendo ser reinserido como matéria-prima ou produto e voltar à cadeia circulante outra vez.

De maneira mais simples, o ato de reciclar é preservar os recursos naturais e trabalhar a favor do meio ambiente. Reciclagem é o termo usado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para novos produtos.


O profissional que contribui diretamente com o processo de reciclagem

Com a missão de tirar do plástico o sustento das famílias e contribuir com a sustentabilidade, muitos catadores e recicladores transformam o lixo em verdadeiras riquezas, contribuindo para mudanças importantes de três formas: com os impactos social, ambiental e econômico.

Estima-se que os recicladores, catadores e cooperativas são os grandes responsáveis pela coleta dos resíduos recicláveis. Dada a devida importância da sua contribuição para o mercado de reciclagem no Brasil, é impossível negar que as políticas públicas e iniciativas privadas devam considerar propostas que façam sentido dentro da realidade desses profissionais.

LEGENDA: Centro de triagem de materiais plásticos

Partindo da ideia de que um produto pode durar centenas de anos e não deve ser descartado após apenas alguns minutos de uso, a empresa recicladora Wise, sediada em Itatiba (SP), foi criada com o objetivo de buscar novas soluções para o plástico, e hoje recicla mais de 30 mil toneladas do material por ano.

Uma das soluções foi a criação de dormentes poliméricos para ferrovias, que são peças colocadas nas vias férreas para compor e reforçar o trilho, geralmente fabricadas em madeira ou concreto.

Segundo Bruno Igel, diretor da Wise, o produto fabricado em plástico reciclado tem um custo-benefício competitivo em relação às alternativas disponíveis. “Estamos crescendo em termos de volume de reciclagem no país e precisamos pensar cada vez mais em soluções alternativas para destinar esses resíduos”, afirma.


Igel lembra que nos últimos anos houve uma mudança importante no perfil do reciclador brasileiro, que antes era muito mais local e atuante em periferias. Hoje eles já podem ser considerados como grandes players do setor, o que é muito bom para a evolução do mercado, principalmente em relação ao desenvolvimento da tecnologia.

“Nós temos três grandes desafios: necessidade de avanço da tecnologia; logística com boas iniciativas para aumentar a circularidade do plástico; e arcabouço legal que, resumidamente, diz respeito à ausência de regulamentações e ao incentivo para o investimento”, explica Igel.  

Como criar consciência para a reciclagem?

A conscientização para um mundo mais sustentável passa também pela escola, pois não basta ensinar, é preciso dar o exemplo. Muitas escolas e educadores atuam de forma criativa e dão exemplo em sala de aula quando o assunto é reciclagem. Diversos resíduos reutilizados passam a fazer parte do dia a dia das escolas na forma de brinquedos, usados em atividades na sala de aula, materiais didáticos, materiais de apoio e muito mais.

Apesar da temática da educação para a sustentabilidade ser emergente, infelizmente muita gente ainda não sabe de que modo pode começar a contribuir para a sustentabilidade. E, ainda, enfrenta-se um problema quanto às políticas públicas, em que algumas regiões não têm capacidade para realizar a coleta seletiva.

Por isso, o Movimento Plástico Transforma separou 4 dicas que podem te ajudar a praticar a cultura sustentável. Que tal começar a praticar a sustentabilidade a partir da sua casa e da sua comunidade?

-> Comece a juntar tampinhas plásticas e ajude o Tampinha Legal . Uma iniciativa que promove a mobilização da sociedade de um jeito muito fácil: pela coleta de tampinhas plásticas.

-> Faça você mesmo : Confeccione seus próprios itens de decoração utilizando artigos plásticos.

-> E se você fizesse sua própria horta vertical , usando, isso mesmo, plástico?

-> Entenda o que difere um plástico do outro e discuta o tema com seus colegas.

 

Faça sua parte no Dia da Reciclagem e ao longo de todo o ano.

Participe da cultura da reciclagem pelo bem das próximas gerações e recicle seus resíduos!

 

Acesse o Movimento Plástico Transforma nas redes sociais:

 

 

 

                                                                    

ECONOMIA CIRCULAR E O PLÁSTICO

Vamos falar de um jeito novo de produzir e consumir?

ESTAÇÃO PLÁSTICO TRANSFORMA

A KidZania tem o desafio de trazer ao mundo real uma cidade que é...

PLÁSTICO, GRANDE POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO

O plástico pode ser reciclado diversas vezes, o que faz dele um material com grande potencial de reaproveitamento.